Estreias de filmes na China são canceladas em decorrência do coronavírus

A indústria cinematográfica do país sofrerá um prejuízo bilionário

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Estreias de filmes na China são canceladas em decorrência do coronavírus

A indústria cinematográfica da China deve sofrer um prejuízo bilionário em decorrência da crise sanitária causada pelo coronavírus, identificado em dezembro de 2019 e que já chegou em diferentes áreas do país. As informações são do The Hollywood Reporter.

Diversos filmes deveriam chegar aos cinemas chineses, mas suas estreias foram canceladas. Os longas seriam lançados no próximo domingo, 26 de janeiro, o primeiro dia da comemoração do ano novo chinês, um dos maiores feriados do país e a semana mais lucrativa da indústria cinematográfica da China. Em média, U$ 1 bilhão é gerado de lucro neste período.

Segundo THR, a decisão dos distribuidores e cinemas de Beijing de suspender as datas de estreias foi algo voluntário. As empresas entenderam ser a melhor coisa a se fazer, uma vez que especialistas da saúde chineses aconselharam cidadãos a evitarem as aglomerações de pessoas em lugares fechados, como acontece em salas de cinema, e por isso, poucas pessoas iriam assistir às estreias.

Na lista de filmes com estreias canceladas, estão as produções chinesas Detective Chinatown 3, Lost in Russia, Leap e Boonie Bears: The Wild Life. Ainda não se tem previsão para os lançamentos.

Em contrapartida, os filmes produzidos de Hollywood não serão prejudicados pois os órgãos regulatórios do país proíbem que longas estrangeiros sejam lançados durante a semana de festividades do ano novo chinês.

Além dos lançamentos de blockbusters, foram canceladas também as celebrações do ano novo pela prefeitura da capital da chinesa.