Estação Espacial Internacional será desativada em 2031 e NASA a fará cair na Terra

O local ainda vai continuar em funcionamento até 2030

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
Estação Espacial Internacional será desativada em 2031 e NASA a fará cair na Terra

A NASA anunciou nesta semana detalhes da desativação da Estação Espacial Internacional (ISS). O satélite artificial está na órbita da Terra há mais de 20 anos, com o primeiro módulo lançado em 1998, e os primeiros tripulantes em 2000. A Estação segue em funcionamento até 2030, antes de ser lançada de volta ao planeta, em um ponto desabitado do Oceano Pacífico, em 2031.

Segundo informações da BBC e da NPR, as operações da Estação serão, aos poucos, transferidas para outros satélites artificiais, inclusive operados por companhias do setor comercial.

A ISS será direcionada para a região conhecida como Ponto Nemo, local do Oceano Pacífico que é o local mais distante de qualquer continente ou ilha da Terra. O satélite deve atingir um espaço equivalente a um campo de futebol.

Em comunicado à imprensa (via NPR), o diretor de espaço comercial da NASA, Phil McAllister, disse que o plano enviado ao Congresso norte-americano promete uma “transição suave” para o setor comercial, uma vez que a ISS estiver fora de órbita. Ele diz ainda que a agência deve focar em outros objetivos, como missões tripuladas a Marte.

O Ponto Nemo é considerado um “cemitério de espaçonaves”. O local também serviu de repouso para a estação russa Mir, desativada em 2001.

Na ficção, a região é parte do conto O Chamado de Cthulhu, de H.P. Lovecraft, justamente por ser inabitado e estar situado a uma enorme distância da terra firme. O nome é inspirado no Capitão Nemo de Vinte Mil Léguas Submarinas, obra de Júlio Verne.

A Estação Espacial Internacional, originalmente, seguiria em operação até 2024. Além dos astronautas norte-americanos, o satélite também é utilizado por outros países, incluindo um módulo russo.

Desde 2000 até 2021, 244 astronautas de 19 países diferentes já tripularam o satélite.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1