Essa máscara que transforma o usuário em um personagem de anime é tão bizarra quanto 2020

Máscara reconhece e reproduz expressões em tempo real

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Essa máscara que transforma o usuário em um personagem de anime é tão bizarra quanto 2020

Desde o começo do ano, já vimos alguns modelos alternativos de máscara, como uma equipada com alto-falante e tradutor embutido para facilitar a comunicação (veja) e até mesmo uma com visor digital para expressar emoções mesmo sem estar com o rosto visível (confira).

Mas a E2-Mask Z vai um passo além, e expressa as emoções usando rostos de anime. Usando inteligência artificial, a máscara é capaz de reconhecer e reproduzir emoções do usuário em tempo real.

Embora não tenha a mesma finalidade das máscaras de proteção, a equipe do Hirata Takegawa Lab, no Japão, demonstra que a invenção pode ser utilizada por dentistas infantis, para que não estressem as crianças, em teatros e outros espetáculos ou até mesmo para manter a privacidade de entrevistadores durante entrevistas de emprego.

Confira como a máscara funciona no vídeo abaixo:

A página oficial do projeto está em japonês e inglês, e fala sobre a possibilidade de usar avatares digitais fora de ambientes virtuais, defendendo a utilização da tela flexível com um sistema de reconhecimento de expressões fino, que utiliza sensores em 40 pontos do rosto para identificar as emoções.

O projeto foi desenvolvido por alunos da universidade de Londres e da universidade do futuro de Hakodate, no Japão.