Equipe de Y: The Last Man explica como a série vai abordar transexualidade

Produção baseada na HQ Y: O Último Homem consultou organizações LGBT+ para criar a história

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Equipe de Y: The Last Man explica como a série vai abordar transexualidade

O FX se prepara para o lançamento da série de Y: O Último Homem, baseada na premiada HQ da DC. Só que, diferente do quadrinho original, a adaptação foi concebida com a preocupação em abordar a transexualidade.

A informação foi revelada pela showrunner Eliza Clark e pelo chefe da emissora, John Landgraf. Ao THR, a dupla explicou que a produção vai fazer alterações para tratar do assunto, que evoluiu muito desde a publicação do quadrinho em 2002.

Clake explicou que, assim como a HQ estabelece, a história vai começar do ponto em que um apocalipse misteriosamente mata todos os mamíferos com cromossomo Y. A exceção a essa regra é o protagonista Yorick e seu macaco Ampersand. Porém, assim como na vida real, a produção vai mostrar que nem todo homem tem o cromossomo Y — assim como há mulheres que possuem:

“Gêneros são diversos e cromossomos não são iguais a gênero. Então no mundo da série, todo mamífero vivo com um cromossomo Y morre. Tragicamente, isso inclui muitas mulheres. Inclui pessoas não-binárias e intersexuais. Mas isso também pode ser dito sobre os sobreviventes. Acho que cada pessoa trabalhando na série – de roteiristas a diretores, elenco e equipe — está trabalhando em algo que que afirma que mulheres trans são mulheres, homens trans são homens, pessoas não binárias são não binárias, e isso é parte da riqueza do mundo que vamos conhecer.”

Landgraf revelou que há inúmeros homens trans na série com papel importante na história, e explicou que Y: The Last Man contou com consultoria de grupos LGBT+ para garantir que a representatividade faça justiça à comunidade:

“Até o título da série teve de ser explicado e contextualizado de uma forma diferente. Trabalhamos realmente próximos à GLAAD e outras organizações, recebemos muitas contribuições e trabalhamos muito para acertar. Estou confiante que quando membros da comunidade trans assistirem à série, vão sentir que essa nuance será refletida.”

Adaptação da premiada HQ de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, a série Y: The Last Man se passa em um mundo pós-apocalíptico no qual um evento misterioso matou todos os mamíferos com o cromossomo Y no planeta, com exceção do humano Yorick Brown e seu macaco Ampersand. Yorick parte em uma jornada para descobrir o motivo para ser o único sobrevivente enquanto sobreviventes tentam encontrar uma maneira de reconstruir a sociedade após a morte de metade da população.

A série de Y: O Último Homem estreia em 13 de setembro nos Estados Unidos. A produção chegará ao Brasil pelo Star+.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1