Epic anuncia cobrança por uso da Unreal Engine, mas não afeta jogos
Fora do mercado de games, motor gráfico terá licença individual semelhante a produtos da Adobe
O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, anunciou que a empresa passará a cobrar pelo uso de seu motor gráfico Unreal Engine. Porém, a nova taxa não será aplicada ao desenvolvimento de jogos.
A notícia foi revelada durante a Unreal Fest 2023. A partir do próximo ano, qualquer cliente da Unreal Engine que a utilize para algo que não seja o desenvolvimento de games, terá que pagar um novo tipo de licença, semelhante à que é aplicada aos produtos da Adobe. Cada funcionário que precisar da ferramenta para seus afazeres gerará uma taxa.
Confira abaixo o vídeo de Tim Sweeney durante a Unreal Fest 2023, publicado no Twitter (ou X) pelo desenvolvedor conhecido como Immature Gamer:
“Ainda não temos termos para anunciar, mas eu só queria deixar isso claro para todos para fins de transparência. […] Não será excepcionalmente caro ou excepcionalmente barato, mas se você estiver criando um produto fora da indústria de jogos e não pagando royalties sobre ele, então [a Unreal Engine] será um software licenciável como o Maya, Photoshop ou qualquer outro.”
Tim Sweeney addresses Epic Games Layoffs… #UnrealFest pic.twitter.com/49t4Tf20SA
— Immature (@ImmatureGamerX) October 3, 2023
Para a indústria de jogos, o uso da Unreal Engine é grátis. No entanto, a Epic passa a cobrar uma taxa de royalties de 5% quando um título arrecada US$ 1 milhão. Royalties são os valores pagos a uma empresa ou outro tipo de proprietário para usar e comercializar um produto ou IP (propriedade intelectual) que tenha sido criado por ela/ele.
A questão aqui é que esse motor gráfico também é utilizado em outros mercados, como a manufatura e a indústria automobilística, que não geram royalties. Consequentemente, a Epic não recebe qualquer valor de retribuição pelo uso da Unreal Engine nesses casos.
Informações mais detalhadas sobre a nova cobrança pela utilização do motor gráfico da Epic devem ser compartilhadas no futuro.
Fique de olho por aqui para mais atualizações sobre o mercado de jogos. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: Immature Gamer (Twitter), VGC