Entenda o final de Resgate

Filme estrelado por Chris Hemsworth deixou muitos espectadores com dúvidas sobre o que realmente aconteceu

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Entenda o final de Resgate

Resgate, filme de ação estrelado por Chris Hemsworth, chegou à Netflix na última semana e vem sendo o assunto principal de algumas discussões. A produção de Sam Hargrave é baseada na HQ Ciudad, escrita por Ande Parks e Joe Russo, e conta a história de Tyler Rake, um mercenário contratado para salvar Ovi (Rudhraksh Jaiswal), o filho de um dos maiores chefes do crime indiano. Como já é possível de se imaginar, as coisas acabam saindo do controle e Tyler tem que lidar com diversos contratempos, deixando algumas dúvidas no ar para o espectador.

[ATENÇÃO: SPOILERS DO FINAL DE RESGATE ABAIXO]

Muitos têm se perguntado sobre o paradeiro de Tyler ao final do filme, mas vale lembrar que já parecia óbvio desde o começo do longa que o plano inicial não daria certo, pois logo na primeira cena já aparece o mercenário sendo baleado em cima de uma ponte. A produção volta para 48 horas antes deste fatídico momento e vamos sendo apresentados à narrativa e também à diversas sequências de muita ação – o que o longa tem de sobra.

Tyler é contratado por Saju (Randeep Hooda), empregado do pai de Ovi, e depois de conseguir estourar o cativeiro e tirar o garoto do local, diversas perseguições e reviravoltas começam a acontecer. Saju tenta se livrar de Tyler e retornar com o jovem para que o seu chefe não saiba que ele precisou de ajuda e não conseguiu fazer o trabalho sozinho. Ele não consegue matar Tyler e acaba se unindo ao mercenário na tentativa de salvar o garoto.

Salvar Ovi se mostra uma missão cada vez mais difícil e o protagonista tem a opção de deixar o jovem e sair vivo de toda a situação, mas ele é assombrado pelas lembranças de seu filho que morreu aos 6 anos de idade e, assim, decide que fará de tudo para que o garoto retorne à sua casa.

Em uma cena extremamente tensa que se passa em cima da mesma ponte do começo do filme, o personagem de Chris Hemsworth acaba levando um tiro no pescoço ao tentar levar Ovi em segurança para um helicóptero.

Tyler, já sangrando muito, acaba se jogando da ponte e cai em um rio, deixando a entender que o personagem morre naquele momento. Então, o filme avança oito meses e mostra Ovi de volta à sua vida normal e, ao pular em uma piscina, olha ao redor e vê um homem o assistindo de longe; mesmo sem a câmera focar direito, a pessoa se parece muito com Tyler.

Claro que não é possível ter certeza de que aquele é o protagonista, até porque seria extremamente difícil ele te sobrevivido ao tiro. Já a queda no rio não seria impossível, afinal há uma cena em Resgate que mostra Tyler pulando de um lugar muito alto, diretamente na água, conseguindo ficar submerso por um bom tempo. Portanto, é possível acreditar que o personagem tenha sobrevivido e ido até Mumbai para checar o paradeiro de Ovi.

Em entrevista ao NME, Anthony Russo, produtor do filme ao lado de seu irmão Joe, falou sobre uma possível continuação do longa.

A intenção é contar vários filmes com esse mesmo personagem – um homem que se apresenta como fisicamente corajoso, mas é realmente um covarde emocionalmente. Queríamos construir a história em torno da ideia de um mercenário do mercado paralelo.

Russo explicou que até mesmo o nome da produção foi mudado para que fizesse sentido continuar como uma franquia. Inicialmente, o longa se chamaria Dhaka, por se passar na capital de Bangladesh. “Os filmes não vão se passar sempre na mesma localização, então não poderíamos fazer [o título] um local específico.”

Agora é esperar uma continuação para termos a confirmação (ou não) do destino de Tyler Rake.

Resgate já está disponível na Netflix. Leia a nossa crítica.