Emulador transforma mundos 2D de jogos de NES em 3D

3dSen apresenta funções extras

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko

Um desenvolvedor dedicado criou um programa para transformar jogos 2D do NES em mundos 3D.

O programa 3dSen funciona como um emulador padrão de NES, e é compatível com a maioria dos títulos, mas seu grande diferencial é ser capaz de rodar alguns dos títulos com visual 3D — até o momento, cerca de 70 jogos são suportados no formato (confira a lista aqui).

Cada um deles foi adaptado manualmente pelo criador Tran Vu Truc, que contou em entrevista ao Kotaku sobre algumas das dificuldades que encontrou na hora de adaptar os jogos:

Eu frequentemente tenho dificuldades de entender completamente os gráficos pixelados em jogos do NES. Eles são bastante abstratos, então as vezes leva muito tempo para compreender completamente o que alguns elementos gráficos representam.

Embora o trabalho tenha que ser feito manualmente, o resultado é bem impressionante e pode ser visto no vídeo no topo da matéria. Um dos planos futuros do projeto envolve lançar o 3dSen Maker, uma ferramente para que os usuários possam criar suas próprias versões dos games — mas Tran ainda não tem uma previsão de quando essa ferramenta pode chegar.

Há também outra versão do 3dSen adaptada para realidade virtual, o que abre possibilidades para acrescentar movimentação em jogos como Punch-Out!!, por exemplo.

Por enquanto, uma das funções mais legais da versão VR é alterar a visão da tela do jogo para ver o ambiente em 3D em detalhes e de outro ângulo.

O 3dSen e sua versão VR estão disponíveis no Steam. Vale lembrar que o programa não vem com nenhuma ROM.