Eclipse lunar parcial será observável em parte do Brasil neste sábado (28)

Estados da região Nordeste terão a melhor visão do fenômeno, que ocorre a partir das 17h (horário de Brasília)

Saori Almeida Publicado por Saori Almeida
Eclipse lunar parcial será observável em parte do Brasil neste sábado (28) NASA/Divulgação

Um eclipse lunar parcial poderá ser visto em alguns lugares do Brasil neste sábado, 28 de outubro. O fenômeno será observável a partir das 17h (horário de Brasília).

Por aqui, a sombra da Terra cobrirá, no máximo, 6% da Lua, pois o Brasil estará na extensão final da faixa penumbral. Ou seja, não assistiremos o eclipse total, como mostra a previsão abaixo:

O eclipse lunar total será observável entre a África e parte da Ásia (Leaflet/OpenStreetMap/timeanddate.com/Reprodução)

Os estados da região Nordeste terão a melhor visão do eclipse lunar parcial, com destaque para o Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. Outros lugares só conseguirão observar a fase penumbral do fenômeno, que não é facilmente vista a olho nu, pois a sombra é mais fraca e ainda recebe luminosidade vinda do Sol.

Representação do alinhamento necessário para ocorrer um eclipse lunar (Folha de S.Paulo/Reprodução)

Outra informação importante é que, no horário do eclipse, a Lua estará próxima da linha do horizonte. Ou seja, aqueles que quiserem tentar assistir o acontecimento presencialmente devem priorizar locais de observação altos e/ou sem elementos que bloqueiem a visão no sentido leste.

Para observar um eclipse lunar parcial/penumbral, não é preciso usar equipamentos especiais.

Caso não seja possível assistir o eclipse no seu estado ou o clima não ajudar, o Observatório Nacional também anunciou que fará uma transmissão ao vivo do evento.

Fique de olho por aqui para saber quando outros fenômenos astronômicos acontecem no Brasil. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Folha de S. Paulo

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1