[E3 2012] A conferência da Electronic Arts
Às 17h do horário de Brasília do dia 4 de junho de 2012, deu-se início à segunda conferência da E3. Depois de uma estranha conferência da Microsoft, onde a empolgação com vários jogos foi desacelerada com o “foco no entretenimento”, todos esperavam uma conferência com jogos mais empolgantes — afinal, mesmo sendo evil, a Electronic […]
Às 17h do horário de Brasília do dia 4 de junho de 2012, deu-se início à segunda conferência da E3. Depois de uma estranha conferência da Microsoft, onde a empolgação com vários jogos foi desacelerada com o “foco no entretenimento”, todos esperavam uma conferência com jogos mais empolgantes — afinal, mesmo sendo evil, a Electronic Arts ainda possui algumas das melhores franquias dos games.
Tudo escureceu, para dar início a um suspense que não durou muito. Isaac Clarke chega com as luzes azuladas de sua armadura para apresentar o primeiro vídeo de Dead Space 3. De cara, já partimos para ver o modo cooperativo, e tudo indica que o jogo, por mais que tenha criaturas aterrorizantes, realmente virou um jogo de ação.
Os tiroteios e a ação estão muito mais desenfreados. Inclusive, a própria armadura de Isaac Clarke, antes um engenheiro, está do tamanho da do militar Sargento John Carver. Toda a movimentação e jogabilidade fez com que todos fizessem comparações óbvias com “Gears of War” e “Lost Planet”.
Um piano que enganou os fãs de Mass Effect deu uma abertura para um discurso de Ray Lewis, que logo deu abertura para que outro astro do futebol americano, Michael Irvin, adentrasse o palco para falar sobre Madden 13. O tchãn do jogo está nas novas físicas, além de um tipo de pontuação nas redes sociais. Fica aqui a dica do JNN de a EA criar um “Elifoot” de NFL.
Em seguida, uma rápida passada pelas novidades do FIFA 13. A mais interessante entre elas é carregar o progresso do FIFA 12 para o novo jogo.
Logo depois, Dana White, o presidente do UFC, foi chamado ao palco, para anunciar a nova parceria anual entre a EA e o UFC. Infelizmente, isso significa que a THQ, que sempre trouxe os jogos dos esportes de luta, está em maus lençóis depois dessa.
(tanto o Madden Social quanto este vídeo do FIFA 13 e o anúncio do UFC foram apresentados só mais tarde, mas unimos aqui para não misturarmos tudo)
Uma musiquinha mais animada alertou a entrada da Maxis. Felizmente, para os que não gostam, nada foi falado de The Sims. Tudo foi centrado apenas em Sim City.
Antes de falar do novo Sim City, a apresentadora falou sobre Sim City Social, que basicamente parece um híbrido entre Sim City 2000 e Sim City 3, mas para o Facebook.
Depois da apresentação do novo jogo social, foi a vez do real deal. O novo Sim City, com sua belíssima GlassBox Engine, ganhou um primeiro trailer oficial, e depois um baita vídeo com jogabilidade. Ponto importante: agora temos curvas de verdade em Sim City! O jogo chega em fevereiro para o PC (e o Mac provavelmente).
Uma caixa de som estourada, reconhecível por todos, abriu caminho para um anúncio de Battlefield 3. Infelizmente, para muitos, não é de uma nova expansão ou um novo Battlefield, e sim do serviço Battlefield Premium. Por $50 dólares, você ganha acesso a todos os DLCs de Battlefield 3.
Isso significa que, por $50 doletas, você leva os já lançados Back to Karkand e Close Quarters, e ganha acesso para os outros 3: Armored Kill (setembro de 20120), Aftermath (outubro de 2012) e End Game (março de 2012, que adicionará motocicletas ao jogo). Quem tem PS3 pode adquirir o serviço antes do Xbox 360 e do PC. Mais barato do que comprar separado, mas a moda dos DLCs cada vez mais caros está pegando.
Com uma trilha sonora conhecida, a EA deu abertura para falar de Star Wars! Uma pena que ela limitou-se a apresentar a nova expansão do MMO The Old Republic, que inclui novas áreas, mais Warzones, PVP, limite de nível e uma nova raça — tudo de graça.
Star Wars 1313 sequer foi mencionado neste espacinho, mas como o jogo foi oficialmente anunciado mais tarde, vamos incluir aqui. Além do fato de você controlar um caçador de recompensas num dos níveis mais perigosos de Coruscant (o 1313), e que é um jogo de Star Wars voltado inteiramente para adultos, sabemos apenas que o jogo sairá para o PC, PS3 e Xbox 360.
E já saiu jogabilidade:
Depois, foi hora de uma longa e enfadonha apresentação de Medal of Honor: Warfighter. O novo jogo da franquia não traz muito de novo no quesito jogabilidade, mas vem com uma novidade interessante: um grupo de soldados multinacionais. E apesar da falta de inovações, os gráficos do jogo ficaram bonitos. Warfighter roda na engine Frostbite 2.
Uma perseguição em alta velocidade que mais parecia um Burnout sem carros explodindo apresentou o novo Need For Speed: Most Wanted. Com o mesmo nome do jogo antigo, a novidade é que este é desenvolvido pela Criterion Games. Se foi confundido com Burnout, tudo indica que o jogo pode estar bem divertido:
Para encerrar a conferência, a EA e a CryTek colocaram no telão um dos grandes nomes da empresa para o ano que vem: Crysis 3. A parte da jogabilidade ainda deu mais brecha para a piadinha “Year of the Bow”, representando que o arco e flecha está em alta neste ano. A piada teve início nesta E3 com o vídeo de Tomb Raider da conferência da Microsoft, e você vai ver como só está ganhando cada vez mais força.
Confira aí a nova jogabilidade de Crysis 3:
E é isso aí. Nada de verdadeiramente bombástico, mas um pouco mais enxuta do que a da Microsoft. Infelizmente, a conferência sequer falou nada de Mass Effect 3, e seu esperado DLC do final estendido. Pelo jeito, só na época da Comic-Con.
Quer acompanhar a E3 ao vivo também? É só clicar aqui!
Stephan Martins ficou revoltado com a falta de Mass Effect.
.