Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Tudo sobre Clea

Filme apresentou Charlize Theron como uma figura importante das HQs da Marvel

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Tudo sobre Clea

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chegou aos cinemas cheio de surpresas e reviravoltas. Como era de se esperar, uma delas chegou durante a cena pós-créditos, que teve a chegada de Clea, ao universo da Marvel nos cinemas.

Quem esperou até o fim dos primeiros créditos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura assistiu à chegada de Clea. Interpretada por ninguém menos do que Charlize Theron (Mad Max: Estrada da Fúria), a personagem aparece para convocar Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) a consertar a Incursão que causou.

No momento, ela literalmente rasga um portal até a Dimensão Sombria, lar do maligno Dormammu mostrada no filme Doutor Estranho (2016). Essa é uma referência clara à origem da personagem nas HQs, em que ela é uma sobrinha do vilão e tem grandes poderes mágicos justamente por ter nascido no reino mágico comandado pelo tio.

Clea e Dormammu apareceram pela primeira vez em Strange Tales #126, em uma história de Stan Lee e Steve Ditko – criadores tanto do Doutor Estranho, quanto do Homem-Aranha. Na trama, o mago parte para a Dimensão Sombria a mando do Ancião, sábio que descobre planos do vilão para invadir e conquistar a Terra. Em outro universo, Stephen luta contra capangas do Senhor do Caos enquanto é observado por uma jovem de cabelos brancos.

A primeira aparição de Clea nas HQs

Embora admire a coragem e nobreza de Strange, Clea tenta convencê-lo a não enfrentar Dormammu diretamente. Isso porque a queda do vilão poderia causar a destruição da Dimensão Sombria, já que ele havia criado uma barreira mágica capaz de prender as malignas e descontroladas criaturas conhecidas como Sem-Mente.

Por meramente falar com Stephen, a jovem é acusada de traição e presa por Dormammu, que parte para a briga contra o Doutor Estranho. Durante a luta, os Sem-Mente escapam e obrigam herói e vilão a unir forças para contê-los. Eles vencem, o que faz com que o mago exija que o maligno pague por sua ajuda libertando Clea e mantendo distância da Terra. Com a barganha concluída, Strange oferece um lar para a jovem, que prefere ficar na Dimensão Sombria.

A partir dessa primeira aparição, Clea passou a aparecer regularmente nas HQs do Doutor Estranho, tornando-se lentamente o maior interesse amoroso do Mago. Nessas aparições ela é constantemente ameaçada por Dormammu em uma forma de atingir o Doutor Estranho. Essa dinâmica foi interrompida quando ela aceitou se mudar para a Terra ao lado do amado em busca de proteção.

Fora da Dimensão Sombria, ela perde os poderes e começa a estudar toda a biblioteca do Sanctum Sanctorum para conseguir dominar as Artes Místicas dessa nova realidade. Pouco após a mudança, o Doutor Estranho se torna o Mago Supremo e passa a treiná-la por acreditar que ela pode se tornar uma grande maga graças à soma de sua sensibilidade com um grande conhecimento de magia.

Doutor Estranho se oferece para ensinar magia a Clea

A parceria dá certo por um tempo, mas ela decide voltar para o próprio lar ao descobrir que o povo de lá estava sofrendo nas mãos de Umar, que se tornou governante da Dimensão Sombria após o desaparecimento de Dormammu.

Enquanto a amada lidera a rebelião, o Doutor Estranho descobre que a tirânica líder do local é mãe de Clea. Essa revelação chocante ganha uma camada ainda mais sinistra com o fato de que Umar é irmã gêmea de Dormammu, o que torna a jovem a sobrinha de um dos grandes inimigos de Stephen Strange. No fim, ela derrota a própria mãe e se torna a nova governante da Dimensão Sombria, um reinado que dura até o retorno do tio.

Clea luta contra a própria mãe, Umar

Clea, a Maga Suprema

Desde então, o relacionamento de Clea e Stephen passou por altos e baixos. Mesmo em dimensões diferentes, eles chegaram a se casar e até a participar de equipes como os Defensores juntos. Porém, a distância e os deveres de cada um em seus lares causa um divórcio que durou até a morte do Doutor Estranho nas HQs.

Em seu último ato, Strange passa o cargo de Maga Suprema para Clea por acreditar que ela é a pessoa mais capacitada para a tarefa. Essa nova fase da jovem como portadora do Manto de Levitação e do Olho de Agamotto está em publicação atualmente na HQ Strange, que se passa imediatamente após a saga Death of Doctor Strange (A Morte do Doutor Estranho).

Clea como Maga Suprema na primeira edição de Strange

Clea no MCU

Ainda que seja muito cedo para saber qual será o caminho de Clea no MCU, é possível perceber pistas que ligam a personagem à sua contraparte nas HQs. A entrada triunfal da maga na cena pós-créditos mostra que ela é não apenas poderosa ao ponto de rasgar um portal, como também é sábia ao ponto de saber sobre as Incursões e a participação do Doutor Estranho nelas.

Outra dica de que a personagem promete se tornar uma grande heroína da Marvel nos cinemas está na escalação de Charlize Theron. Considerando que ela é um dos maiores nomes no cinema de ação graças a aparições memoráveis em franquias como Mad Max, Velozes e Furiosos e Atômica, é de esperar que Clea seja estrela de grandes batalhas no futuro.

Além disso, a personagem representa uma nova chance para o Doutor Estranho no amor. E isso não é papo de fã shippando um casal, mas sim do próprio roteirista do filme. Em entrevista à Vanity Fair, Michael Waldron explicou que não foi por acaso que ela apareceu logo após Stephen Strange colocar um ponto final em sua relação com Christine Palmer (Rachel McAdams):

“Ele pôde encarar seus medos e não ter receio em amar ou ser amado por alguém. Acho que esse é o lugar perfeito para ele estar mentalmente quando conhece Clea, que será uma figura realmente importante para poder seguir adiante com sua vida”.

Resta saber como esse romance vai se desenrolar e, principalmente, se os pombinhos terão tempo de desenvolver um relacionamento enquanto salvam o multiverso juntos.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está em cartaz nos cinemas do Brasil.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1