Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

As diferenças entre os Illuminati nas HQs e em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Novo filme apresentou versão da equipe que reúne as maiores mentes da Marvel

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
As diferenças entre os Illuminati nas HQs e em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Seis anos após fazer sua estreia no cinema, o Doutor Estranho está de volta em Multiverso da Loucura. Ponto de encontro de várias histórias do MCU, a nova aventura do mago chamou a atenção do público pela promessa de apresentar os Illuminati, equipe formada por alguns dos maiores heróis do Universo Marvel.

Para você que quer conhecer mais sobre a equipe, que passou a chamar atenção após ter o nome citado em teasers do novo filme, explicamos abaixo quem são eles nas HQs e quais são as principais diferenças em relação à versão de Doutor Estranho 2.

Os Illuminati nas HQs

Nos quadrinhos, os Illuminati foram apresentados em 2005 na HQ The New Avengers #7, de Brian Michael Bendis (Demolidor) e Steven McNiven (Guerra Civil). A história mostrou o Homem de Ferro reunindo secretamente um grupo formado por grandes mentes do Universo Marvel, como Doutor Estranho, Senhor Fantástico, Professor Xavier, Namor e Raio Negro.

Na ocasião, Tony Stark reuniu o grupo para avisar sobre a criação de uma nova equipe dos Vingadores e para conversar sobre o Sentinela, um herói superpoderoso e perturbado que ficaria sob responsabilidade do time. Essa reunião não foi exatamente importante, mas marcou a primeira “aparição” dos Illuminati, que tiveram sua origem explicada ao longo dos anos.

Primeira aparição dos Illuminati nas HQs

Anos depois, o próprio Bendis voltou para explica que os Illuminati foram criados logo após a Guerra Kree-Skrull, famosa saga publicada pela Marvel nos anos 70. Assustado pelo fato de que a Terra quase foi destruída e crente de que a troca de informação entre diferentes equipes e povos poderia ter evitado essa catástrofe, Stark decidiu reunir um grupo para evitar problemas dessa natureza.

Com isso em mente, ele propôs uma união entre líderes que pudessem pensar em estratégias e tomar decisões drásticas de forma rápida. Os escolhidos foram:

  • Charles Xavier dos X-Men como representante dos mutantes
  • Reed Richards, como representante do Quarteto Fantástico
  • Raio Negro, rei dos Inumanos
  • Namor, rei de Atlântida
  • Pantera Negra, rei de Wakanda
  • Doutor Estranho, mago supremo
  • Homem de Ferro como representante dos Vingadores

O único a recusar a proposta foi o Pantera Negra, que só voltou a buscar os Illuminati quando testemunhou uma Incursão – nome dado à colisão entre duas Terras do Multiverso – entenda mais sobre isso clicando aqui.

A primeira reunião dos Illuminati antes do Pantera Negra recusar a oferta

O sexteto permaneceu unido tomando decisões secretas ao longo da história da humanidade, uma justificativa muito esperta para sua aparição nas HQs apenas nos anos 2000. Desde então, foram publicadas várias histórias que mostram como o grupo agiu durante grandes sagas da Marvel, como Desafio Infinito, Planeta Hulk e Invasão Secreta.

Desde então, o grupo original dos Illuminati passou por reformulações, chegando a ganhar novos membros – como Capitão América e o Fera – e chegou até a inspirar uma outra equipe que manteve apenas seu nome.

A equipe original dos Illuminati em arte de Gabriele Dell’Otto

[A partir da agora spoilers de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura]

Os Illuminati em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura apresentou os Illuminati em uma versão muito diferente das HQs em vários sentidos. A equipe aparece em uma das realidades visitadas por Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e America Chavez (Xochitl Gomez). Mas ao invés de uma união secreta de líderes de diferentes grupos e povos, eles são uma equipe comum que mais parece uma versão alternativa dos Vingadores.

Formados com a mesma missão de “tomar decisões que ninguém mais poderia”, o grupo foi o responsável por derrotar Thanos quando o Titã Louco partiu em busca das Joias do Infinito para matar metade do universo. Nessa terra alternativa, o time contava originalmente com:

  • Charles Xavier (Patrick Stewart)
  • Reed Richards (John Krasinski)
  • Raio Negro (Anson Mount)
  • Capitã Carter (Hayley Atwell)
  • Capitã Marvel (Maria Rambeau)
  • Doutor Estranho

O Doutor Estranho dessa realidade acabou corrompido pelo Darkhold, o maligno livro de Magia do Caos, e causou Incursões e a morte de muitos mundos. Punido por seus atos, ele é morto pelo grupo e trocado por Mordo (Chiwetel Ejiofor), que substituiu Strange como Mago Supremo.

A equipe que apareceu em Multiverso da Loucura teve um desfecho trágico, sendo assassinada um a um por Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen). Porém, com a abertura do multiverso, nada impede que outra encarnação dos Illuminati apareça no futuro, formada por heróis do universo principal dos cinemas ou até por uma reunião de heróis de realidades diferentes.

Mais notícias