Donald Trump é suspenso do Facebook por dois anos

A plataforma unificou as suas regras para as pessoas da esfera política

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Donald Trump é suspenso do Facebook por dois anos

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (4) que unificou as regras de uso para pessoas da esfera política e estendeu o banimento de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, para dois anos. As informações são do The Verge.

O político estadunidense está suspenso da plataforma até o dia 7 de janeiro de 2023 por ter violado as regras da rede social com publicações sobre a invasão ao Capitólio no início do ano que, segundo as análises feitas, envolviam informações falsas e incitavam a violência dos protestos.

Quando o banimento expirar, a equipe do Facebook vai reavaliar se a conta de Trump ainda apresenta um “risco para a segurança pública”. Se o político for reintegrado na plataforma e violar as regras novamente, a empresa avisa que isso poderá levar a um banimento permanente.

A suspensão foi analisada e decidida por um comitê independente formado por 20 membros, que incluem advogados, analistas políticos e ativistas de direitos humanos.

Com a decisão sobre Trump, o Facebook unificou as regras de uso para os políticos, que serão submetidos ao mesmo tratamento que os outros usuários da plataforma em casos de violação dos termos de uso, que envolvem desinformação, discurso de ódio e discriminação. Os banimentos podem variar de um mês a dois anos, sendo o último a pena máxima.

Até então, as contas de políticos eram vistas como interesse público e, portanto, não eram submetidas a todas as regras da rede social.

Mais notícias