Disney oferece concessões para União Europeia aceitar compra da Fox

Acordo deve ser totalmente finalizado até o fim do ano

João Abbade Publicado por João Abbade
Disney oferece concessões para União Europeia aceitar compra da Fox

A Walt Disney ofereceu algumas concessões para tentar convencer a União Europeia a aprovar a aquisição da 21st Century Fox no valor US$ 71,3 bilhões. A Disney formalizou o pedido de fusão na última sexta-feira (12), aponta a Comissão Europeia (via NewIndiaExpress). O documento, entretanto, não dá detalhes sobre o que seriam essas concessões.

A Comissão tem até 11 de novembro para conversar com a comunidade local e dar um veredito sobre aceitar as concessões ou pedir mais contrapartidas sociais para aprovar a aquisição.

Para aferir se uma compra configura ou não como monopólio, o órgão europeu entrevista consumidores, pessoas da mídia e concorrentes para saber se eles consideram ou não um caso de monopólio.

Do outro lado do Atlântico, em Terras Ianques, a aquisição já foi aprovada em junho pelo Departamento de Justiça. Nos Estados Unidos, o órgão regulador pediu que a Disney vendesse 22 canais regionais de esporte para que não fosse considerado um caso de monopólio.

O presidente da Fox, Peter Rice, informou aos seus funcionários que o acordo será totalmente fechado no começo de 2019. A partir de primeiro de janeiro, a Disney deve começar a planejar formalmente as mudanças.