Pesquisadores encontram fóssil inédito de dinossauro carnívoro no interior de SP

Monte Alto apresentou o Kurupi itaata

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Pesquisadores encontram fóssil inédito de dinossauro carnívoro no interior de SP

Pesquisadores da cidade de Monte Alto, no interior de São Paulo, revelaram a descoberta do primeiro fóssil de um dinossauro carnívoro da região.

A espécie recebeu o nome de Kurupi itaata, e os materiais encontrados possuem mais de 70 milhões de anos. Os primeiros indícios da existência do animal foram descobertos em 2002, e os trabalhos de escavação duraram até 2014.

Foto: Prefeitura de Monte Alto

O Kurupi itaata foi identificado como parte da família dos abelissaurídeos, considerados um dos maiores predadores da América do Sul. Fabiano Vidoi Ioro, que integra a equipe de paleontólogos responsáveis pela descoberta, explica é raro encontrar espécies carnívoras, o que torna o Kurupi itaata ainda mais especial:

“Os dinossauros carnívoros são bem raros. Tem pescoçudos descritos, mas esses terópodes, como é o caso do Kurupi, são muito raros. Então a alegria é imensa de achar um bicho dessa importância.”

O anúncio da descoberta foi transmitido no Facebook oficial da prefeitura de Monte Alto. Os fósseis foram preparados em laboratório e agora integram o Museu de Paleontologia de Monte Alto, que está fechado atualmente por conta da pandemia.

Mais notícias