5 curiosidades sobre o Dia da Toalha

Data que celebra o amor pela cultura pop foi escolhida por diversos motivos

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
5 curiosidades sobre o Dia da Toalha

O dia 25 de maio é importante para todos os fãs de cultura pop. Nesta data é celebrado o Dia do Orgulho Nerd (também conhecido como Dia da Toalha e Dia do Orgulho Geek), momento em que fãs de todo mundo demonstram todo o amor por filmes, séries, jogos, HQs, etc.

Porém, nem todos sabem que tal data foi escolhida por diversos motivos, que estão relacionados com franquias como Star Wars e O Guia do Mochileiro das Galáxias. Confira abaixo todos os detalhes sobre a celebração e suas origens.

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

Luke Skywalker em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança

O Dia do Orgulho Nerd é uma data em que os fãs celebram todo o amor pela cultura pop, incluindo (mas não restrito a) filmes, livros, séries de TV, jogos, HQs e muito mais.

Quando o Dia do Orgulho Nerd foi criado?

Protagonistas de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança

O Dia do Orgulho Nerd foi celebrado ativamente pela primeira vez em 2006, na Espanha. A iniciativa chamou a atenção na imprensa e na internet e, aos poucos, outros países adotaram a celebração. Nos EUA, por exemplo, a data começou a ser lembrada a partir de 2008.

Qual é a relação do Dia do Orgulho Nerd com Star Wars?

Luke Skywalker em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança

A data de 25 de maio foi escolhida por diversos motivos, e um deles é relacionado com Star Wars. O primeiro episódio da franquia criada por George Lucas foi lançado em 25 de maio de 1977, com o nome de Guerra nas Estrelas. Com efeitos visuais nunca antes vistos no cinema, o filme se tornou um marco cultural e mudou a relação dos fãs com grandes franquias.

Qual é a relação do Dia do Orgulho Nerd com O Guia do Mochileiro das Galáxias?

Douglas Adams, criador de O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma franquia de livros escrita por Douglas Adams, que também tem uma grande importância para a cultura pop. Quando Adams morreu, em 11 de maio de 2001, fãs buscaram uma forma de celebrar a memória do autor.

Na época, as pessoas se reuniram na última sexta-feira do mês de maio – que caiu justamente no dia 25. Posteriormente, surgiu a ideia de mudar a data para 42 dias após a morte de Douglas Adams (em O Guia do Mochileiro das Galáxias, o número 42 é a resposta para absolutamente tudo, embora não faça sentido), mas o dia 25 de maio já estava estabelecido entre os fãs e seguiu como a data principal de celebração.

Por que o Dia do Orgulho Nerd também é chamado de Dia da Toalha?

Filme O Guia do Mochileiro das Galáxias

Essa explicação também é relacionada com O Guia do Mochileiro das Galáxias. Nos livros, o autor Douglas Adams afirma que a Toalha é o item mais indispensável para qualquer viajante interestelar. Segundo ele, uma toalha pode tanto ser um item de proteção contra o frio e outras ameaças, quanto ser um objeto de ataque em um combate.

Em homenagem à escrita de Adams, o Dia do Orgulho Nerd também é conhecido como Dia da Toalha e é comum que fãs da franquia postem fotos nas redes sociais junto com suas inseparáveis toalhas.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1