Devolver Digital acusa aplicativo de saúde de plagiar Gris

O aclamado jogo indie foi desenvolvido pelo estúdio espanhol Nomada Studio

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
Devolver Digital acusa aplicativo de saúde de plagiar Gris

Todo mundo gosta quando seu trabalho é apreciado, mas quase nunca quando ele é plagiado. É justamente o que a distribuidora Devolver Digital, especializada em publicar jogos indies, diz ter acontecido com Gris.

O título, desenvolvido pelo estúdio espanhol Nomada Studio, é um dos jogos mais elogiados da Devolver Digital em 2018, chamando a atenção dos fãs e da crítica por seu estilo artístico e belas animações.

No Twitter, a distribuidora acusa os criadores de um aplicativo de saúde de ter plagiado a arte e a animação de Gris, incluindo até mesmo um vídeo comparativo. Confira:

“O Fabulous app plagiou Gris e isso é um lembrete para todos os desenvolvedores ficarem atentos às grandes companhias e marcas que roubam o trabalho criativo de estúdios pequenos.”

A semelhança é inegável, com diversos elementos parecidos ou até mesmo idênticos. O quanto disso é plágio ou coincidência, no entanto, ainda não está claro.

Segundo o banco de dados do TechCrunch (via Polygon), a empresa responsável pelo The Fabulous foi fundada em 2013, na França. O aplicativo foi listado como um dos melhores na Apple App Store em 2018, além de ser um finalista no Google Play Awards.

Gris está disponível para PC e Nintendo Switch.