O que é Democracia em Vertigem, o filme brasileiro no Oscar 2020

Saiba sobre o que se trata e onde assistir ao documentário de Petra Costa

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
O que é Democracia em Vertigem, o filme brasileiro no Oscar 2020

O Oscar 2020 teve os seus indicados nesta segunda-feira (13) e a produção brasileira Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, está concorrendo a Melhor Documentário na premiação.

Conheça melhor o filme que pode se tornar o primeiro a trazer a estatueta para o Brasil.

Sobre o que fala?

Democracia em Vertigem aborda o impeachment da ex-presidente Dilma

Lançado em 19 de junho de 2019, o filme mostra a visão pessoal da diretora sobre o processo de impeachment que tirou a então presidente Dilma Rousseff do cargo, em 2016. O documentário mistura a história pessoal de Petra Costa e a trajetória política que o Brasil seguiu depois do afastamento da governante.

A história mostra desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, passando pelos protestos de 2013, a Operação Lava Jato, e a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência.

Quem é Petra Costa?

A cineasta brasileira Petra Costa

Petra Costa é uma cineasta brasileira, nascida em Belo Horizonte, e além de Democracia em Vertigem, também dirigiu Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015). A diretora é participante da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood desde 2018.

Ela comemorou a indicação ao Oscar 2020 por meio de uma publicação em seu Instagram pessoal e frisou a sua opinião sobre importância do filme para o atual cenário político.

Veja o texto abaixo.

View this post on Instagram

Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes. Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias. Está se tornando cada vez mais evidente o quanto o pessoal é político para tantos ao redor do mundo, e acredito que é por meio de histórias, linguagem e documentários que as civilizações começam a se curar. Gracias a todos que nos ajudaram, a cada passo, a construir essa história. ****************** We are absolutely thrilled and delighted that our colleagues have recognized the urgency of this film and humbled to be in the company of such important storytelling. In a time where the far right is spreading like an epidemic we hope this film can help us all understand how crucial it is to protect our democracies. We are at a time where the personal has become utterly political for so many around the world and I believe it is through stories, language and documentaries that civilizations begin to heal. Thank you, from the bottom of my heart, to all who believed in this story and helped us through every step to bring it to life.

A post shared by Petra Costa (@petracostal) on

Contra quem ele está concorrendo?

Democracia em Vertigem está na disputa pelo prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2020 ao lado de For Sama, The Cave, Honeyland, e Indústria Americana (filme da Netflix produzido por Barack e Michele Obama).

Reconhecimento mundial

Democracia em Vertigem está na lista de melhores filmes do New York Times

O documentário tem sido muito elogiado por crítica e público ao redor do mundo. Ele tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e também entrou para a lista de melhores filmes de 2019 do New York Times.

Democracia em Vertigem estreou no Festival de Sundance, em janeiro de 2019 e foi indicado ao Critics’ Choice Documentary Awards, ao Gotham Awards e ao IDA Documentary Awards.

Onde assistir?

Democracia em Vertigem está disponível na Netflix