Criador do Justiceiro quer desassociar personagem da violência policial

A caveira do personagem não deve ser um símbolo de opressão, segundo Gerry Conway

Marina Val Publicado por Marina Val
Criador do Justiceiro quer desassociar personagem da violência policial

Gerry Conway, cocriador do Justiceiro, já falou várias vezes que é contra policiais usando o símbolo do personagem (leia mais sobre isso) e mostrou de maneira bem didática o motivo para isso em uma edição de 2019 do quadrinho (veja aqui).

Com o surgimento de fotos dos protestos de Black Lives Matter que mostram oficiais ostentando novamente a caveira, Conway resolveu tentar uma abordagem diferente para ressignificar a imagem e apoiar o movimento.

No Twitter, o quadrinista convocou novos talentos para o ajudarem em um novo projeto que vai arrecadar fundos para o Black Lives Matter:

“Estou buscando quadrinistas negros jovens que gostariam de participar de um pequeno projeto de arrecadação de fundos para o Black Lives Matter para recuperar a caveira do Justiceiro como um símbolo de justiça em vez de opressão policial sem lei. Responda e me siga para que possamos trocar mensagens.”

“Só para esclarecer, este pequeno projeto está aberto para qualquer um que queira contribuir com seu tempo e esforço. Não é um serviço remunerado, é voltado para levantar fundos para apoiar o Black Lives Matter. Espero usar vários artistas com estilos e abordagens diversas.”

“Isso inclui velhos da minha faixa etária também, só queria chamar a atenção de jovens artistas que precisam de exposição.”

“Sobre o debate se o símbolo do Justiceiro pode algum dia ser um símbolo da Justiça — eu concordo que esta é uma questão em aberto. O que ele *não* deve ser é um símbolo de opressão. E eu quero negar à polícia o uso do símbolo ao ressignificá-lo para o Black Lives Matter. Chame de ironia.”

“Espero que os resultados falem por si mesmos.”

O Justiceiro é um anti-herói cocriado por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita em 1974 que inicialmente seria um antagonista recorrente do Homem-Aranha, mas acabou ganhando notoriedade e a sua própria HQ.