Conheça Toutatis, o asteroide que raspou na Terra em dezembro de 2012

21 de dezembro de 2012 veio e já foi embora, e o mundo permanece intocado pelo Fim do Mundo. Mas o mês de dezembro não foi livre de certos perigos, já que tivemos um asteroide que, em termos, passou raspando no nosso planeta. De nome Toutatis (alou, fãs de Astérix!), o asteroide de aproximadamente cinco […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Conheça Toutatis, o asteroide que raspou na Terra em dezembro de 2012

21 de dezembro de 2012 veio e já foi embora, e o mundo permanece intocado pelo Fim do Mundo. Mas o mês de dezembro não foi livre de certos perigos, já que tivemos um asteroide que, em termos, passou raspando no nosso planeta.

De nome Toutatis (alou, fãs de Astérix!), o asteroide de aproximadamente cinco quilômetros de tamanho voou próximo da Terra nos dias 12 e 13 de dezembro, numa distância de 6.9 milhões de quilômetros. Parece (e é) bastante, mas numa escala espacial, ele basicamente deu uma raspadinha no nosso planeta.

A antena Deep Space Network, da NASA, ainda conseguiu capturar imagens do asteroide. As imagens não são nada visualmente espetaculares, já que foram tiradas por radar a 7 milhões de quilômetros de distância (na verdade, só esse feito impressiona), mas é uma das poucas oportunidades de vermos a aparência real e quase em tempo real (o movimento no vídeo é mais rápido do que na realidade) de um asteroide.

Toutatis dá a volta pelo Sol a cada 4 anos, e vai nos visitar novamente em novembro de 2069.

Via The Daily What


Stephan Martins
Stephan Martins acha que devem ter titãs espaciais jogando pingue-pongue.

.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1