Conheça os easter eggs do quinto episódio de Loki

Jornada ao Mistério prestou homenagens aos quadrinhos, MCU e até um clássico dos cinemas

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Conheça os easter eggs do quinto episódio de Loki

A série do Loki chegou ao seu penúltimo episódio nesta quarta-feira (7). Ao longo dos últimos capítulos, a produção distribuiu algumas referências e easter eggs, mas nada comparado ao número de tributos encontrados no episódio desta semana.

Abaixo, você confere os principais easter eggs de “Jornada ao Mistério”, episódio que prestou homenagens aos quadrinhos, MCU e até um outro clássico dos cinemas.

[Atenção! A partir de agora, spoilers do quinto episódio de Loki]

Journey into Mystery

Capa da HQ Journey Into Mystery #85 (Divulgação/Marvel)
Journey Into Mystery #85, a primeira aparição do Loki nas HQs

O quinto episódio é tão carregado de referências, que uma delas está logo em seu título. Journey into Mystery (Jornada ao Mistério, na versão brasileira) é o título da HQ em que foram publicadas as primeiras aventuras de Thor e, por consequência, de Loki.

Helicóptero do Thanos

Helicóptero de Thanos nas HQs e na série Loki (Divulgação/Marvel)
Thanos-cóptero, um veículo memorável

Um dos easter eggs mais celebrados do episódio é o infame helicóptero de Thanos. Por mais absurda que a ideia pareça, ela é canônica dos quadrinhos. Chamado Thanos-cóptero, o veículo apareceu na HQ Spidey Super Stories #39, de 1979. Sem muita relevância, ele é motivo de piada desde então, tendo aparecido em quadrinhos do Deadpool e no game LEGO Marvel’s Avengers.

Thor sapo

Thor sapo na série Loki e nas HQs (Divulgação/Marvel)
Thor sapo na série Loki e nas HQs

Outra referência que fez o público vibrar foi o Thor sapo. O Throg (uma mistura entre Thor e Frog, sapo em inglês) aparece rapidamente quando Loki desce ao bunker de suas variantes. Preso em uma jarra, a versão anfíbia do Deus do Trovão é uma homenagem à clássica HQ Thor #364, em que Loki transforma seu irmão em um sapo.

Vale lembrar que a peripécia já havia sido citada no MCU. Em Thor: Ragnarok, o próprio Loki chega a se desculpar com Thor pela vez em que o transformou em sapo. A série apenas prova que essa trapaça está fadada a acontecer em várias linhas temporais.

Universo Cinematográfico da Marvel

Cenas de Loki em referência a outros filmes da Marvel
Capacete do Jaqueta Amarela, nave de Ronan e aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D.

E não é só de referência às HQs que é feito o quinto episódio de Loki. Durante a estadia do Deus da Trapaça no vazio, é possível reconhecer inúmeros objetos e artefatos do Universo Cinematográfico da Marvel.

Entre as aparições estão um aeroporta-aviões da S.H.I.E..L.D., a nave de Ronan, O Acusador, e até uma versão gigantesca do capacete do vilão Jaqueta Amarela.

Alioth, o usurpador

Alioth na série Loki e nas HQs (Divulgação/Marvel)
Alioth em Loki e nas HQs

Loki mal chega ao vazio e é alertado por suas variantes que precisa correr para sobreviver. Isso porque o local é lar de Alioth, criatura responsável por consumir tudo o que a AVT envia para lá. Mostrada como uma besta em forma de tempestade, a entidade realmente existe nas HQs.

Apresentado em uma saga dos Vingadores, Alioth é um ser que se livrou das amarras do tempo e criou um verdadeiro império. Nos quadrinhos, ele estava preso até ser libertado acidentalmente por ninguém menos do que Ravonna Renslayer. Seria este um indicativo do envolvimento da juíza com o verdadeiro criador da AVT?

Tribunal Vivo

Tribunal Vivo nas HQs e estátua em Loki (Divulgação/Marvel)
Estátua em homenagem ao Tribunal Vivo, entidade cósmica da Marvel

Entre as ruínas do vazio, é possível ver uma estátua que lembra o Tribunal Vivo, uma das mais poderosas entidades cósmicas do Universo Marvel. Ele é o grande responsável por proteger o multiverso de ameaças que desequilibrem sua existência. Em Loki é possível ver uma estátua com a marcante aparência das três cabeças que ocupam o mesmo corpo.

Vote Loki

Loki na série e capa da HQ Vote Loki (Divulgação/Marvel)
Vote Loki, HQ que serviu de inspiração para a série

Quando o “nosso” Loki decide deixar suas variantes para trás, ele é surpreendido por uma quinta versão sua. Sem muitas explicações, esse novo vilão aparece com um bando que usa broches com os dizeres “Vote em Loki”.

Revelado desde os trailers, a presença dessa variante é uma clara homenagem à HQ Vote Loki. Na história de Christopher Hastings e Langdon Foss, o Deus da Trapaça concorre à presidência dos EUA. Publicada em 2016, a história foi uma clara sátira às eleições daquele ano, que terminaram com a posse de Donald Trump.

Os Caça-Fantasmas

Jack Veal em Loki e embalagem do suco Ecto Cooler
Kid Loki segura Ecto Cooler, bebida inspirada em Caça-Fantasmas

O quinto episódio de Loki reservou um tempo para prestar tributo a Os Caça-Fantasmas. A homenagem acontece durante a cena em que os Lokis contam como foram parar no vazio, e o Velho Loki promove um brinde aos “Deuses dos Rejeitados”.

Neste momento, o Kid Loki brinda com o Ecto Cooler (Refresco Ecto, em tradução livre), um suco inspirado na franquia Caça-Fantasmas. A bebida, que não chegou ao Brasil, foi febre nos EUA durante a década de 1980 e tinha em sua embalagem o fantasma Geleia.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1