Conheça o elenco e os personagens do novo filme de Duna

De Paul Atreides a Liet-Kynes!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Conheça o elenco e os personagens do novo filme de Duna

A saga literária de Duna é um imenso sucesso até hoje, justamente por mudar os rumos da ficção científica e servir de inspiração para inúmeras produções sci-fi (entenda melhor aqui!).

Tanto sucesso não poderia passar despercebido do cinema e da televisão, tanto que a franquia até chegou a ganhar uma adaptação em filme em 1984, comandada pelo cineasta David Lynch, e uma minissérie no início dos anos 2000, estrelada por Alec Newman e James McAvoy.

Agora, outro filme já foi encomendado e até tem data para chegar, que será comandado por Denis Villeneuve, o diretor de A Chegada e Blade Runner 2049, e ainda terá um elenco de peso.

A história de Duna é relativamente complexa por ter tantos conceitos fictícios — e, como era de se esperar, há muitos personagens diferentes. Então, para ninguém ficar perdido no meio de tantos nomes, montamos um breve guia:

Paul Atreides — Timothée Chalamet

Paul é o protagonista e herdeiro da dinastia Atreides, uma das famílias mais poderosas da galáxia que está à procura da “especiaria”.

Ele é filho de Leto Atreides e Lady Jessica, e é sondado para ser o messias que trará “tempos de paz” para Duna — de acordo com uma profecia do povo nativo do planeta, os Fremen.

O personagem será interpretado por Timothée Chalamet, conhecido por Me Chame Pelo Seu Nome e Lady Bird.

Lady Jessica — Rebecca Fergunson

Jessica é a mãe de Paul e uma das personagens mais importantes e místicas de Duna. Ela faz parte da “Bene Gesserit”, um grupo composto por mulheres com habilidades psíquicas.

A personagem ainda tem um poder especial chamado de “Voz”, uma força hipnótica que é controlada pela entonação vocal — basicamente, essa seria o equivalente à Força em Star Wars. Com ela, Jessica consegue conversar com outras pessoas através da mente e até controlar inimigos.

A personagem será interpretada por Rebecca Fergunson, conhecida por Doutor Sono e Missão: Impossível.

Leto Atreides — Oscar Isaac

O duque Leto é líder da dinastia Atreides, sendo pai de Paul e par romântico de Lady Jessica.

Ele é quem lidera a viagem para Duna em busca da “especiaria” e é o alvo principal dos Harkonnen, a outra família poderosa que também está à procura da substância rara no planeta desértico.

Oscar Isaac viverá Leto, sendo mais conhecido por seu papel como Poe na trilogia mais recente de Star Wars.

Gurney Halleck — Josh Brolin

Gurney é um dos três guerreiros que servem à dinastia Atreides, ajudando no treinamento do jovem Paul.

Ele é como um mestre de espadas e comandante dos soldados do duque, muito importante em uma das maiores reviravoltas do livro.

Josh Brolin, que já trabalhou com o diretor Villeneuve em Sicario, interpreta o personagem.

Thufir Hawat — Stephen McKinley Henderson

Thufir também é um dos três guerreiros que ajudam a família Atreides, servindo de conselheiro para Leto e no treinamento de Paul.

Ele é um dos Mentats, grupo de homens que são treinados desde a infância para usarem suas mentes como se fossem computadores, expandindo suas capacidades cognitivas.

O personagem será interpretado por Stephen McKinley Henderson, conhecido pelo filme Lay Bird.

Dr. Wellington Yueh — Chang Chen

Yueh fecha o trio de guerreiros que servem a dinastia Atreides, mas servindo como médico pessoal de Paul.

O personagem é considerado altamente competente e confiável, uma vez que estudou na Suk, umas das mais conceituadas escolas de medicina do universo de Dune. Os formandos são tão dedicados à área que acabam até sendo incapazes de infligir dano.

Chen Chang, conhecido por O Tigre e O Dragão, vai interpretar Yueh.

Duncan Idaho — Jason Momoa

Duncan é um guerreiro mercenário que jura lealdade à dinastia Atreides, também servindo como uma espécie de embaixador para os Fremen, o povo nativo de Duna.

Ele é uma das maiores alianças do duque Leto no conflito contra a família Harkonnen.

O personagem será interpretado por Jason Momoa, conhecido por seu papel como Khal Drogo em Game of Thrones.

Barão Vladimir Harkonnen — Stellan Skarsgård

O Barão é um dos personagens mais cruéis e sádicos da trama, sendo o principal antagonista. Ele é enviado pelo líder da dinastia Harkonnen para Duna, com o objetivo de assassinar Leto Atraides e pegar a “especiaria”.

O personagem é um viciado na substância rara e tem uma doença que deforma seu corpo, projetando bolhas que estouram pus.

Stellan Skarsgård, conhecido por Thor e pela série Chernobyl, interpretará o vilão.

Glossu Rabban Harkonnen — Dave Bautista

Rabban é sobrinho do barão e quase tão sádico e violento quanto o tio.

Apelidado de a “Besta”, ele é o herdeiro da dinastia Harkonnen, que também é enviado para Duna em busca da “especiaria” e, principalmente, para batalhar contra os Atreides.

Dave Bautista, o Drax de Guardiões da Galáxia, interpretará o personagem.

Piter de Vries — David Dastmalchian

Piter de Vries é um dos Mentats, mas que serve para os Harkonnen, sendo quase tão insano quanto o Barão e seu sobrinho.

Por ser viciado em alucinógenos e na “especiaria”, seus poderes cognitivos são instáveis e atrapalhados pelo uso abusivo das drogas.

David Dastmalchian, conhecido por Homem-Formiga, vai interpretar Piter.

Stilgar — Javier Bardem

Stilgar é o líder dos Fremen, o povo nativo de Duna que vive escondido no planeta desértico, tentando evitar conflitos com os Harkonnen e formando uma aliança com os Atreides.

Ele se torna conselheiro de Paul, ensinando os costumes de seu povo e as características de Duna para o jovem duque.

O personagem será interpretado por Javier Bardem, conhecido por Mãe! e 007: Operação Skyfall.

Chani — Zendaya

Chani é uma jovem guerreira dos Fremen, que é encarregada de ajudar Paul quando seu povo se alia aos Atreides. Ela acaba se tornando um interesse amoroso para o protagonista.

Na imagem logo acima, a personagem está com os olhos bem azuis, o que é um dos efeitos colaterais da “especiaria”.

Zendaya, conhecida pela série Euphoria e por interpretar MJ nos filmes mais recentes de Homem-Aranha, será Chani.

Liet-Kynes — Sharon Duncan-Brewster

Nos livros, Liet-Kynes é um ecologista planetário e pai de Chani, que também ajuda na liderança dos Fremen, sendo essencial para a aliança entre o povo de Duna e a dinastia Atreides.

Já no novo filme, a personagem será interpretada por uma mulher. Sharon Duncan-Brewster, de Sex Education e Doctor Who, será a responsável pelo papel.

A história acompanha Paul Atreides e sua família, que é enviada para tomar controle do planeta Arrakis, conhecido como “Duna”. Isso não agrada os ex-comandantes do planeta, os Harkonnen, que decidem não abrir mão do local tão facilmente — e é então que uma trama que envolve política, religião e a relação do homem com a natureza passa a se desenrolar.

O elenco do filme conta com Timothée Chalamet, Stellan Skarsgard, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Charlotte Rampling, Javier Bardem, Zendaya, Jason Momoa e Oscar Isaac.

A nova adaptação cinematográfica de Duna comandada por Denis Villeneuve tem estreia prevista para 17 de dezembro de 2020 no Brasil.