Conheça Escape From Tarkov, jogo que se tornou o mais assistido da Twitch

Jogo é um dos mais vistos na Twitch

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Conheça Escape From Tarkov, jogo que se tornou o mais assistido da Twitch

Um jogo diferente está aparecendo consistentemente entre os mais assistidos da Twitch — e ele nem foi lançado ainda.

Escape From Tarkov é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de sobrevivência e a premissa de ser realista. Desenvolvido pelo Battlestate Games, estúdio russo, o beta fechado do game está disponível desde 2017, mas o título tem ganhado popularidade desde o final de outubro no Brasil, com as buscas aumentando exponencialmente.

Tabela do Google Trends em 8 de janeiro de 2020

O objetivo principal de Tarkov é aprimorar o seu personagem principal com itens mais poderosos. Tais itens podem ser obtidos ao completar raides — missões em que os jogadores precisam invadir a cidade e sair vivos.

Até o momento dessa publicação, o jogo conta com quatro modos de jogo, com outros, como um modo história, planejados para o futuro.

O primeiro modo é chamado de PMC Survival. Nele, o jogador usa seu personagem principal. É possível pegar todo o equipamento de outros jogadores e personagens comandados por inteligência artificial ao derrotá-los, além de ser possível encontrar loot em lugares aleatórios. Porém, caso o jogador seja abatido antes de chegar no ponto de extração, todos os itens, incluindo os que já eram do personagem, serão perdidos, com exceção do que estiver em um contêiner, feito especificamente para guardar o que for importante.

O modo Scav coloca o jogador em uma raide como um catador, usando equipamentos aleatórios. Tudo o que o Scav conseguir pode ser levado para o personagem principal, e morrer não significa perder os itens equipados. Para ficar com o loot, o Scav precisa chegar ao ponto de extração.

Há um modo offline e customizável, em que é possível escolher a dificuldade dos bots controlados por inteligência artificial e também opções como o tempo da partida. Quando o jogador morre não há penalidade e perda de itens, mas também não é possível levar o que conseguir nesse modo para o personagem principal.

O jogador pode customizar seu esconderijo no modo Player Hideout, em que é possível aprimorar as zonas da construção e expandi-la para dar diversos bônus ao personagem principal.

Escape From Tarkov tem um tom mais realista pois fatores como temperatura, hidratação e pressão sanguínea podem interferir no seu personagem, e as armas também podem sofrer de superaquecimento, emperrarem ou ficarem desgastadas.

Informações do TwitchTracker, em 8 de janeiro de 2020

Os principais responsáveis pela crescente popularidade de Tarkov são diversos streamers de outros jogos de tiro e battle royales, como shroud, ex-jogador profissional de CS:GO, e Dr Lupo, que ganhou notoriedade por suas streams de Fortnite. O maior streamer do título é Pestily, um ex-soldado australiano que começou a criar conteúdo sobre o game em 2018.

Controvérsias

A popularidade também trouxe à tona uma entrevista antiga em que um dos desenvolvedores do jogo afirmava que não existem personagens femininas jogáveis porque “mulheres não são permitidas na guerra”, o que vai contra o exército de seu próprio país, uma vez que a Rússia recruta mulheres para o serviço militar. Em novo comunicado, a desenvolvedora disse que já existem personagens femininas, incluindo protagonistas em algumas missões, mas que não pretendem implementar modelos femininos como jogáveis.

O motivo dado pela empresa é a dificuldade de animar um modelo diferente e também pela história do jogo.

A empresa desenvolvedora de Escape From Tarkov já havia se envolvido em uma polêmica no final de 2018, quando o youtuber Eroktic recebeu ao menos 47 notificações de violação de direitos autorais em seus vídeos.

A Battlestate afirmou que tais medidas foram tomadas porque o criador de conteúdo estava espalhando informações erradas sobre um suposto vazamento de dados dos jogadores, como senhas e informações pessoais, além de gerar “hype negativo” para Tarkov. No entanto, apenas dois dos vídeos apresentavam o conteúdo com as informações erradas, e os outros foram removidos do ar por conta de seu tom.

Um representante da desenvolvedora falou com o site Polygon na época, dizendo que “tivemos que usar essa ferramenta para parar a onda de desinformação. O que é importante notar é que não banimos essa pessoa do jogo. Ainda permitimos que ele jogue e faça streams, porque ele nunca roubou, nunca quebrou as regras do jogo, e nunca quebrou as regras de licenciamento do jogo. Mas em seus vídeos ele espalhou uma mentira, e tivemos que agir rapidamente para parar isso”.

A violação de direitos autorais (DMCA) pode acarretar consequências legais como a remoção do canal em questão do YouTube.

Escape From Tarkov ainda não tem uma data de lançamento e as plataformas do jogo não foram divulgadas.

O beta fechado ainda está ativo, mas quem quiser testá-lo terá que pagar o preço de Escape From Tarkov: o acesso só é liberado após comprar uma das versões do jogo. O título não está no Steam ou Epic Games Store, e tem um launcher próprio.