Como The Mandalorian se encaixa na linha temporal de Star Wars?

São tantas produções que é normal ficar perdido!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Como The Mandalorian se encaixa na linha temporal de Star Wars?

Com um protagonista misterioso e a fofura do Baby Yoda, The Mandalorian estreou nos Estados Unidos há poucas semanas e não demorou para cair nas graças dos fãs.

A trama da série é como se fosse uma história paralela aos filmes e às animações de Star Wars, que explora conceitos e características fortes desse universo, mas tem um estilo próprio.

Por não ter tantas amarras diretas com as outras produções, muitos fãs ficaram perdidos em como a história do mandaloriano se encaixa na linha temporal da franquia. Por isso, montamos um breve tira-dúvidas sobre!

Em que época a história é ambientada?

A série se passa cinco anos depois de O Retorno de Jedi, em que Palpatine e o Império são derrotados na Batalha de Endor, e 25 anos antes de O Despertar da Força, quando a Primeira Ordem já está estabelecida.

Isso gera um cenário pós-Império em que o lado sombrio da Força está “dormente” e sem uma estrutura física ou um líder, mas já dando seus primeiros passos para a formação da Primeira Ordem, liderada por Snoke.

Já em relação aos mandalorianos, o pouco que se sabe está na animação Star Wars Rebels, que conta que o planeta Mandalore foi libertado do domínio imperial pouco antes dos acontecimentos de Uma Nova Esperança — cerca de nove anos antes de The Mandalorian. Então, tecnicamente, o povo mandaloriano segue livre no período da série.

Para os fãs que querem dados mais específicos, a trama se passa no ano 9 ABY, que é a contagem de anos mais comum na franquia.

O que a série significa para a franquia?

The Mandalorian pode ser uma ótima maneira de preencher algumas lacunas entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, mas é provável que siga uma história paralela focada em conceitos não tão presentes na série principal de filmes, como os próprios mandalorianos e até a espécie alienígena que, ao que tudo indica, é a mesma de Yoda.

The Mandalorian estreou exclusivamente na Disney+, nos Estados Unidos. O serviço chega ao Brasil em novembro de 2020.