Como assistir à chuva de meteoros que passa pela Terra nesta semana

Pico será durante a madrugada do dia 12 de agosto, quarta-feira

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Como assistir à chuva de meteoros que passa pela Terra nesta semana

Uma chuva de meteoros chamada Perseida estará visível na Terra nos próximos dias.

Deixados para trás pelo cometa Swift-Tuttle, os meteoros aparecem anualmente e, em condições favoráveis, é possível ver até 60 deles por hora. Em 2020, isso não será possível porque a fase da lua impedirá a visualização do pico da chuva, porém quem se dedicar poderá ver entre 15 e 20 meteoros.

Para quem mora na região Norte ou Nordeste, o fenômeno poderá ser visto entre 2h e 4h30 da madrugada do dia 12, ou seja, na madrugada de terça-feira para quarta. Moradores devem olhar para o céu próximo ao horizonte, na direção norte. Quem morar em São Paulo, pode tentar enxergar alguma coisa às 5h30. Quem não quiser ficar acordado até esse horário, a NASA informa que a partir das 21h também será possível enxergar os meteoros, mas em menor quantidade.

Para observar os corpos celestes, basta escolher um lugar longe de luzes e olhar para o céu. Simples assim. O uso de telescópios e binóculos não é recomendado pois restringe o campo de visão. Uma dica é deixar os olhos se acostumarem ao escuro e evitar o uso de celulares e outros dispositivos com telas brilhantes.

Caso você more em um lugar onde não seja possível acompanhar a chuva, ou se o tempo estiver ruim, a NASA fará uma transmissão a partir das 22h (horário de Brasília) do dia 11 de agosto em sua página chamada Meteor Watch no Facebook.

Esse grupo de meteoros leva esse nome por todos os corpos celestes que o compõe se originarem na constelação de Perseu. As informações são do blog oficial da NASA, em inglês. Com informações do Terra.