Cometa Neowise está visível no Brasil

Durante o pôr do sol, com o céu limpo

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Cometa Neowise está visível no Brasil Imagem capturada por Marco Sproviero em Munique, Alemanha (via @munichspace)

O cometa Neowise está bem pertinho da Terra, e pessoas ao redor do mundo todo estão registrando sua passagem em fotos.

Descoberto em março pelo satélite de mesmo nome, o cometa está em sua primeira passagem registrada pelo Sistema Solar mas, diferente do cometa Halley, não deve voltar tão cedo.

O período orbital do C/2020 F3 Neowise é de 6,7 mil anos, ou seja, esse é o tempo que ele leva para dar uma volta inteira. Para fins de comparação, o cometa Halley (1P/Halley), considerado periódico, passa pela Terra a cada 76 anos.

Por estar se afastando do Sol, o núcleo do cometa está ficando menos brilhante, e, consequentemente, mais difícil de enxergar. Ainda assim, é possível vê-lo no Brasil: moradores das regiões Norte e Nordeste podem procurá-lo no céu. Em Brasília e em Belo Horizonte o Neowise deve estar visível, começando a aparecer para quem reside em São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias.

Para encontrá-lo, o observador deve se voltar para a direção noroeste e procurá-lo perto do horizonte na hora do pôr do sol. É recomendado o uso de binóculos e buscar um local com céu limpo, de preferência com baixa iluminação e poluição.

Confira abaixo uma galeria com as melhores fotos do Neowise em países ao redor do mundo:

O artista Seán Doran recriou a experiência que os astronautas da Estação Espacial Internacional tiveram ao ver o cometa:

Com informações do Diário de Pernambuco e do EarthSky.