Cientistas criam a simulação mais realista do universo até hoje

Chamado de Uchuu, o projeto pode ser baixado por qualquer um - que tiver 100 terabytes de memória

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa

Pesquisadores de países como Japão, Espanha, Chile e EUA se uniram e criaram a simulação mais realista do universo até hoje. Confira algumas imagens acima.

Intitulado de Uchuu (“espaço sideral”, em japonês), o projeto precisou de um supercomputador dedicado à astronomia para ser finalizado, em um processo que durou um ano inteiro. Ao final dele, foram gerados 3 Petabyes de dados, sendo que cada unidade de medida equivale a 1.024 Tb.

Em entrevista ao Design Taxi, Julia F. Ereza, estudante PhD que participou do projeto, definiu o simulador como uma viagem no tempo:

“Podemos avançar, voltar e parar no tempo, aproximar a imagem de uma galáxia ou afastar para ver um conjunto inteiro. Podemos ver o que está acontecendo em cada momento, em cada lugar do universo, desde o começo dos tempos, até agora”.

Com a criação do Uchuu, a expectativa é que os cientistas consigam estudar a evolução do Universo de uma forma que não era possível até então.

Para quem quer ter o simulador em seu computador, os cientistas conseguiram diminuir o tamanho do projeto de 3 Petabyes para “apenas” 100 Terabytes, e o download está disponível neste site.

Mais notícias