Ciência cria vidro mais forte que o aço

Parece coisa saída de Star Trek, mas é real. Um trabalho conjunto do Departamento de Energia dos Estados Unidos e do Instituto de Tecnologia da Califórnia conseguiu desenvolver um vidro que, ao ser pressionado, ele dobra ao invés de quebrar. E o mais importante: é mais forte que aço. O segredo é que o vidro […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Ciência cria vidro mais forte que o aço

Parece coisa saída de Star Trek, mas é real. Um trabalho conjunto do Departamento de Energia dos Estados Unidos e do Instituto de Tecnologia da Califórnia conseguiu desenvolver um vidro que, ao ser pressionado, ele dobra ao invés de quebrar. E o mais importante: é mais forte que aço.

O segredo é que o vidro é feito com uma microfibra toda composta por metais como paládio. Segundo os cientistas, é possível fazer o vidro ainda mais forte ao melhorar a composição da fórmula. Ao que parece, “a energia necessária para o vidro dobrar é menor do que a energia necessária para o vidro rachar”, e isso é o que acontece.

Via The Escapist


Stephan Martins
Stephan Martins quer agora um travesseiro mais resistente que o aço, mas tão maleável quanto aquele travesseiro da NASA.

.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1