Saiba como assistir à chuva de meteoros Geminídeos nesta madrugada

Fenômeno ficará mais visível por volta de 3h da manhã

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa

A Terra atingirá o pico de uma chuva de meteoros Geminídeos na madrugada desta segunda (13) para terça-feira (14), e o fenômeno será visível no Brasil.

Em uma postagem em seu blog, a NASA explica que a chuva já está em andamento há alguns dias e vai se estender até 17/12, mas o pico será na madrugada do dia 14.

O momento de maior intensidade será por volta de 3h da manhã, quando os meteoros poderão ser vistos com mais intensidade perto da constelação de Gêmeos – por isso receberam o nome de Geminídeos. No entanto, também é possível ver os corpos celestes mais distantes em um ângulo de 45º a partir da constelação – por isso é interessante usar Gêmeos como ponto de referência, mas ficar de olho ao redor.

Constelação de gêmeos e localização dos Geminídeos

Os meteoros Geminídeos tem como origem um objeto celeste chamado 3200 Phaeton que, segundo a NASA, é considerado como um cometa extinto por alguns pesquisadores, enquanto outros o definem como um asteroide, por conta de sua órbita semelhante a outros objetos do cinturão principal.

Para quem não conseguir ver a chuva de meteoros, que pode ter a visibilidade prejudicada pelo clima nublado ou claridade da Lua, a NASA já começou uma transmissão ao vivo para acompanhar o fenômeno, que pode ser conferida acima, e fará também um evento no Facebook.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1