Christopher Nolan explica por que não lançou Dunkirk na temporada do Oscar

“Nós queríamos alcançar o público mais amplo possível”, explica o diretor

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Christopher Nolan explica por que não lançou Dunkirk na temporada do Oscar

Dunkirk é uma superprodução com cheirinho de Oscar, mas Christopher Nolan optou por não lançar o filme na reta final do ano – quando geralmente são lançados aqueles sedentos por uma estatueta dourada que tentam ganhar mais chances para uma indicação da Academia. E agora ele explica porque não lançou tão tarde assim.

Em entrevista com a Variety, o diretor explica que pretendia alcançar um público mais amplo ao lançar seu longa no verão (nos EUA) – e deixa um pouquinho implícito que o Oscar não é algo que preocupa sua mente.

Nós vimos [o filme] como um blockbuster. É um termo estranho para usar em um filme com esse tema [de guerra], mas nós o vimos como entretenimento, mesmo sendo intenso e cheio de suspense. Nós queríamos alcançar o público mais amplo possível, e isso acontece [quando lançado] no verão.

Além disso, Nolan ainda explica que o filme busca uma linguagem que preza o suspense, não deixando o espectador desviar os olhos da tela por causa de muita tensão. E reitera que queria construir um filme denso psicologicamente, não ao redor da violência.

Dunkirk foi lançado em julho no Brasil e arrecadou mais de US$ 234 milhões em bilheteria ao redor do mundo – confira nossa crítica.