Christopher Nolan acredita ter dirigido a trilogia do Batman na “hora certa”

Para o cineasta, adaptações de quadrinhos estão sofrendo muitas intervenções dos estúdios

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Christopher Nolan acredita ter dirigido a trilogia do Batman na

A trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan, é um grande sucesso de público e crítica e, segundo o cineasta é um alívio ter feitos os três filmes na época que considerou “certa”.

Em recente conversa online para a divulgação do livro The Nolan Variations (via IndieWire), o diretor revelou ter sido o momento correto para contar a história que ele queria.

“A história de origem de Batman ainda não tinha sido abordada em filme, ou totalmente nos quadrinhos. Não havia uma coisa específica ou exata que devíamos seguir. Houve uma lacuna na história do cinema. Superman teve uma narrativa bastante definida com Christopher Reeve e Richard Donner. A versão disso com Batman nunca foi contada. Estávamos vendo esta narrativa de uma figura extraordinária em um mundo comum.”

Como não havia um modelo anterior de filmes baseados em quadrinhos e o gênero ainda não era algo tão estabelecido, Nolan revelou ter tido mais liberdade criativa para desenvolver a trilogia, sem sofrer a interferência do estúdio, como ele diz acontecer bastante atualmente.

“Outra vantagem que tivemos naquela época é que pudemos demorar mais tempo entre as sequências. Quando fizemos Batman Begins, não sabíamos que faríamos outro, e demorou três anos para fazer, e quatro anos antes de fazer o próximo. Tínhamos o luxo do tempo. Não parecia uma máquina, um motor para o estúdio. Conforme o gênero se torna tão bem-sucedido, essas pressões se tornam cada vez maiores. Era a hora certa.”

Christopher Nolan dirigiu a trilogia do Batman que se iniciou em 2005, com Batman Begins e Christian Bale como protagonista. Ele foi seguido por Batman: O Cavaleiro das Trevas e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge Os três títulos estão disponíveis na Netflix.