Sonda chinesa é lançada com sucesso à Marte

Missão Tianwen-1 deve chegar ao Planeta Vermelho em fevereiro de 2021

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Sonda chinesa é lançada com sucesso à Marte

A China lançou com sucesso uma sonda à Marte na manhã desta quinta-feira (23). De maneira independente, o país enviou um robô ao Planeta Vermelho para ajudar em pesquisas geológicas sobre o local. Ela está prevista para chegar em fevereiro de 2021.

A nave espacial não tripulada foi lançada por um foguete Longa Marcha 5 a partir da base Wenchang, localizada na ilha chinesa de Hainan.

Intitulada de Tianwen-1, a missão é uma das três programadas para serem lançadas com destino a Marte nos próximos dias. Além da China, os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos também enviarão sondas ao planeta – relembre aqui.

Segundo o comandante da base de Hainan, Zhang Xueyu, o lançamento ocorreu da maneira que foi planejado. “De acordo com o centro de controle aeroespacial, o foguete Y-4 de Longa Marcha 5 está em vôo normal e a sonda para Marte entrou com precisão na órbita predefinida. Agora, declaro que o lançamento da primeira missão de exploração de Marte da China é um sucesso total”, disse.

A sonda deve percorrer no mínimo 55 milhões de quilômetros até chegar em Marte e leva um orbitador de observação, que girará em torno do planeta, um módulo de aterrissagem e um robô por controle remoto.

Com informações da BBC.