OpenAI lança ChatGPT-4; veja novidades e saiba o que muda

Nova versão traz integração com Duolingo e Bing, além de interpretar imagens

Matheus Rodrigo Publicado por Matheus Rodrigo
OpenAI lança ChatGPT-4; veja novidades e saiba o que muda (ChatGPT/OpenAI/Divulgação)

Após lançar no final de 2022 o ChatGPT, e inundar as discussões tecnológicas, a Open AI anunciou uma nova versão da funcionalidade, o GPT-4.

O update chega com alguns recursos úteis e prometendo respostas “mais seguras”. Confira abaixo as melhorias anunciadas:

O que muda no ChatGPT -4?

ChatGPT-4 tem respostas mais assertivas
ChatGPT-4 tem respostas mais assertivas (Open AI/Divulgação)

Segundo a OpenAI, empresa responsável pela tecnologia, apesar de ter falhas factuais e limitações que geram erros, o ChatGPT-4 tem um desempenho semelhante ao humano em “várias tarefas profissionais e acadêmicas” e 40% mais chances de dar uma resposta correta que o GPT-3.5. Por exemplo, enquanto a versão anterior tinha um desempenho no Bar Examination (exame de advogados dos Estados Unidos) entre os 10% piores da prova, o GPT-4 está entre os 10% melhores.

Para mostrar um pouco do potencial da tecnologia, os desenvolvedores efetuaram dois exercícios para testar a criatividade e objetividade da nova versão. No primeiro, é apresentado uma questão de lógica digna dos vestibulares da vida e o chatbot é mais assertivo na resposta que em outras versões, como mostrado acima!

No segundo exercício, é solicitado que o chat faça uma sinopse de Cinderela com palavras começando com todas as letras do alfabeto, sem repetir. Veja abaixo!

ChatGPT-4 em teste da Cinderela
ChatGPT-4 em teste da Cinderela (Open AI/Divulgação)

A nova versão da tecnologia considera os aprendizados práticos dos Chat GPTs antigos e é fruto de um trabalho de meses de treinamento com as versões anteriores e chatbots de concorrentes, como Google. Por conta disso, o ChatGPT-4 entrega respostas mais assertivas e produz redações mais criativas. 

Interpretação de imagens

ChatGPT-4 tem recursos avançados de leitura e interpretação de imagem
ChatGPT-4 tem recursos avançados de leitura e interpretação de imagem (Open AI/Divulgação)

Uma novidade extremamente útil do ChatGPT-4 é que ele consegue receber, ver e interpretar imagens, algo que não era possível antes. A nova versão da AI é capaz de reconhecer piadas (como a imagem acima mostra) ou até mesmo escanear uma foto com alimentos e sugerir uma receita. 

A Open AI estabeleceu uma parceria com o aplicativo dinamarquês Be My Eyes, que deverá ser muito útil para pessoas com baixa visão ou com deficiência visual completa. Em comunicado, as duas empresas explicaram as implicações da tecnologia. Utilizando como exemplo a imagem de uma geladeira aberta, eles indicam que “GPT-4 não apenas reconhece e nomeia o que está no eletrodoméstico, como também analisa o que você pode fazer com esses ingredientes. Você poderia pedir, então, uma boa receita [para o chatbot]. O uso [da ferramenta] é ilimitado.” 

Duolingo e Bing

Duolingo é uma das parcerias do ChatGPT-4
Duolingo é uma das parcerias do ChatGPT-4 (Duolingo/Divulgação)

Outra parceria do ChatGPT-4 é com o Duolingo. O aplicativo de idioma divulgou que está com uma nova opção de assinatura denominada Max, que conta com as atualizações do chatbot. Nesta categoria, é possível ter o ChatGPT-4 como professor. Assim, o aluno poderá compreender melhor as perguntas feitas e se envolver em uma conversa com o ChatGPT, pedindo mais informações. 

Além disso, será possível utilizar o ChatGPT como um colega de classe, solicitando ao Duolingo exercícios de idiomas em dupla. Ainda não há previsão de disponibilidade do recurso em português.

O chatbot também possui uma parceria com o novo Bing. A Microsoft anunciou que o novo mecanismo de busca utiliza o Chat GPT-4 para entregar “respostas complexas” aos usuários, utilizando os recursos da tecnologia. 

Quem pode usar o ChatGPT 4?

Quem pode usar o ChatGPT-4
O uso do ChatGPT-4 ainda é restrito (Open AI/Divulgação)

Mas e ai, já é possível utilizar o ChatGPT-4? Por enquanto, a nova versão do software da OpenAI está disponível no ChatGPT Plus e pode ser acessado por desenvolvedores como uma API que serve para a criação de aplicativos e serviços. Ele também está presente no novo Bing.

Fontes: Be My Eyes, Bing, Chat GPT-4

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1