Chainsaw Man – 1ª temporada | Crítica
Animação do estúdio MAPPA potencializa o que há de melhor no mangá de Tatsuki Fujimoto
Desde o anúncio da adaptação em 2020, o anime de Chainsaw Man logo se tornou uma produção muito aguardada. Com produção do estúdio MAPPA, a primeira temporada chegou ao fim nesta terça-feira (27) e confirmou a animação como um dos grandes destaques de 2022.
A história acompanha Denji, garoto que vive uma vida difícil ao lado de um demônio chamado Pochita, seu único amigo. Com uma dívida gigantesca herdada após a morte do pai, ele e seu pet enfrentam outros demônios diariamente para conseguir poucos trocados para sobreviver.
Mas, certo dia, os dois são surpreendidos por uma traição. Para salvar Denji, Pochita entrega o próprio coração ao garoto, que a partir desse momento, passa a ser o Homem-Motosserra.
A motivação de Denji
A forma como o anime de Chainsaw Man desconstrói elementos comuns à narrativa de animes do gênero de ação e luta é um dos pontos mais interessantes nessa adaptação da obra de Tatsuki Fujimoto. Os personagens, por exemplo, são uma surpresa à parte.
Denji não segue o arquétipo do protagonista herói que todos estão acostumados a ver nos chamados “animes de lutinha”. Ele não tem motivos nobres para encarar uma série de demônios. Pelo contrário, seus objetivos estão relacionados ao seu próprio prazer, afinal de contas, o Homem-Motosserra só quer comer um pão com geleia e apertar uns peitos.
Apesar disso, a infância e a vivência em meio a tantas dificuldades acabam tornando Denji um personagem carismático, alguém por quem é possível torcer a favor. Tatsuki Fujimoto entrega um anti-herói que nunca teve nada e que é movido pelo desejo de poder conseguir o que quer, pela primeira vez na vida. E isso é muito bem explorado no anime, chegando ao ápice no último episódio, quando o protagonista deve responder por sua motivação.
Essa quebra de expectativa, que começa no garoto, se estende também aos personagens secundários. Um exemplo é Makima, que traz certa complexidade logo nos momentos iniciais, de forma que o espectador entende que há algo mais na relação entre ela e Denji — mesmo que isso escape ao protagonista.
Mas, isso não significa que Chainsaw Man é apenas subversão. Além de Denji, o anime foca em outros dois caçadores de demônios — Aki e Power –, personagens com um arquétipo mais tradicional. Aki é o que tem uma história mais parecida com o que se espera de um verdadeiro herói: um passado difícil e uma motivação nobre para lutar, enquanto Power se destaca ao protagonizar situações inusitadas, que garantem muito humor ao anime.
Lutinhas e fluidez
Um dos motivos da grande expectativa para a estreia de Chainsaw Man foi o envolvimento do MAPPA, estúdio responsável pelos animes de Jujutsu Kaisen, Dorohedoro e Attack on Titan, nas últimas temporadas.
A primeira temporada de Chainsaw Man entrega uma animação consistente na maior parte dos episódios, com uma fluidez gerada pelo uso combinado de animação 2D e 3D nas cenas de luta e personagens animados com muitos detalhes. Uma mistura que garante uma maior expressividade e torna mais fácil transmitir emoções.
Para os leitores do mangá, essa riqueza de detalhes da animação consegue destacar ainda mais os personagens e seus sentimentos. Que o digam as cenas melancólicas no apartamento de Aki e os sentimentos de Himeno, no episódio 8.
O futuro é…
Em sua primeira leva de episódios, Chainsaw Man apresenta um universo perigoso e dramático que empolga e surpreende com viradas decisivas. Mesmo com drama e cheio de lutas intensas, o anime os equilibra com ótimos momentos de humor quando foca no cotidiano e nas relações entre os caçadores de demônio.
Essa jornada leva a produção a se despedir de seu primeiro ano em um episódio que celebra seu protagonista nada convencional. E o faz de forma tão satisfatória que promete ainda mais surpresas para a relação de Denji e o demônio da motosserra.
- 10 animes que mais se destacaram em 2022
- Abertura de Chainsaw Man usa várias referências da cultura pop – veja quais são
A primeira temporada de Chainsaw Man está disponível na Crunchyroll, com legendas em português e dublada.