Estas categorias deveriam ser adicionas ao Oscar antes de Melhor Filme Popular

Sindicatos estão batalhando por certas categorias a anos, apresentamos aqui categorias importantes para a Academia dar atenção

João Abbade Publicado por João Abbade
Estas categorias deveriam ser adicionas ao Oscar antes de Melhor Filme Popular

Já fazem  alguns anos que os organizadores do Oscar estão perdidos: a audiência da cerimônia cai ano após ano e a premiação é cada vez menos relevante para o cinema comercial. Pensando em mudar isso, a Academia anunciou a polêmica categoria de filme popular.

A novidade gerou muita controvérsia e críticas a instituição. Muitos apontam que a adição é uma tentativa desesperada de trazer jovens para assistir a maior premiação do cinema; enquanto outros suspeitam que houve pressão por parte da ABC (canal da Disney que transmite a premiação). De toda forma, as críticas foram massivas — e acabaram fazendo a organização adiar a implementação da categoria indefinidamente.

Pensando em formas melhores de se popularizar a cerimônia do Oscar, selecionamos aqui quatro ideias de categorias que poderiam ser criadas e teria mais relevância que a de filme popular.

Melhor Trabalho de Dublê

A categoria de melhor trabalho de dublê tem um longo histórico de luta para ser implementada. O dublê veterano Jack Gill (Velozes e Furiosos e Jumanji) está advogando e organizando campanhas para a criação desta categoria desde 1991; já fazem 27 anos! No ano passado, mais de 100 dublês protestaram na frente do escritório da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Los Angeles, na Califórnia. Recentemente, o sindicato de dublês de Hollywood entregou uma petição com 50 mil pessoas pedindo pelo reconhecimento dos profissionais em uma categoria.

O trabalho de dublês é usado desde os primórdios do cinema, mas sempre foi ignorado nas principais premiações — só recentemente o Sindicato conseguiu uma vitória colocando a classe em alguns prêmios de TV e cinema. Um caso emblemático foi a campanha para Cisne Negro, que o marketing reforçava que a atriz Natalie Portman tinha feito todas as danças de ballet no filme. Uma dançarina depois veio a público desmentir e falar que tinha feito boa parte das coreografias de dança da protagonista.

Mas depois de tantos anos de luta, por que a Academia ainda não reconhece os dublês? “Eu acho que eles querem enganar as pessoas para que pensem que os atores estão realmente fazendo as cenas de ação”, opina o dublê Ben Bray (Homem de Ferro e Transformers) ao site ScreenRant.

A Academia já se justificou algumas vezes com o Sindicato de dublês, mas o líder do movimento, Jack Grill, diz que nenhuma delas fez sentido para a classe. “O público quer que nós estejamos no Oscar e nós também queremos estar”, diz.

A categoria não só seria importante para reconhecer uma das profissões mais importantes de Hollywood, como também ajudaria a Academia a popularizar a premiação. É inegável que são os grandes filmes de ação, como Vingadores e Missão Impossível, que tem o maior número de profissionais de dublês envolvidos na produção. Com isso, grandes filmes seriam indicados a uma categoria importante e possivelmente poderia ajudar com a audiência do programa.

Melhor Conjunto de Elenco

Já existem quatro categorias de atuação no Oscar e muitos diriam que os atores já são reconhecidos o suficiente em premiações. Mas existem filmes que não necessariamente tem aquela performance marcante de um ator específico. As vezes um grupo de atores funciona melhor como um conjunto do que em uma performance a parte.

Filmes como O Grande Hotel Budapeste, Mamma Mia, A Origem, Vingadores e A Trapaça podem não ter uma atuação digna de Oscar, mas com certeza seus elencos funcionam muito bem e tem uma química excelente. Talvez isso deveria ser reconhecido nas premiações.

Melhor Performance em Captura de Movimentos

Capturas de movimentos e expressões faciais estão se tornando grande parte das atuações de grandes filmes de Hollywood. A Academia jamais reconheceu um ator de motion-capture em qualquer atuação de atuação, mas Andy Serkis, um dos pioneiros na técnica, está esperançoso para isso: 

A Academia está aberta a indicar alguém. Eles escreveram e-mails para as pessoas desse ramo, dizendo que estão dispostos a reconhecer o desempenho de atuação em um sentido mais amplo. Com isso, captura de movimentos, atuação de voz e outras serão reconhecidas. Eles estão se perguntando: qual é a essência de uma boa atuação? Isso não significa apenas ver o rosto de um ator na tela. Uma boa atuação pode se manifestar usando a captura de movimentos. Então eles estão abertos a isso.

Apesar da esperança de Serkis, atuação é um ramo muito amplo e é improvável que os votantes da Academia sejam ousados o suficiente para votar em uma atuação não-tradicional. O trabalho desses profissionais deveria ser reconhecido nas categorias principais, mas isso está longe de acontecer e seria interessante ter uma categoria para celebrar esses atores de alguma maneira.

Melhor Trailer

Ver um filme no Brasil nunca foi tão caro e o número de pessoas que vão ao cinema está caindo constantemente. Apesar disso, a indústria de trailers está cada vez maior e mais robusta: todos os cinco trailers mais vistos da história foram divulgados entre 2017 e 2018. As pessoas estão indo menos ao cinema, mas cada vez assistindo mais e mais trailers! Criar trailers é uma narrativa própria e existem centenas de empresas que se especializaram na linguagem e na arte de cativar o público em dois minutos.

Com a popularização do meio como narrativa e a popularização desses pequenos vídeos, será que não está na hora da Academia dar valor as empresas que criam trailers na premiação?