Canadá quer enviar rover para explorar a Lua até 2026

O objetivo da missão será conseguir dados e imagens da superfície da Lua

Marina Val Publicado por Marina Val
Canadá quer enviar rover para explorar a Lua até 2026

O Canadá tem planos ambiciosos de exploração espacial. Em parceria com a NASA, o país está desenvolvendo um rover lunar que tem previsão de ser lançado até 2026.

Em nota oficial, a Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês) divulgou que o rover vai levar pelo menos dois instrumentos científicos, um dos Estados Unidos e outro do Canadá. O objetivo da missão será conseguir dados e imagens da superfície do local, assim como fazer o rover resistir a uma noite inteira na Lua, que dura cerca de 14 dias na Terra.

François-Philippe Champagne, o ministro de Inovação, Ciência e Indústria do país, anunciou o investimento de $3 milhões de dólares em iniciativas de tecnologia para exploração da Lua. Segundo o ministro:

Os resultados desses esforços vão melhorar a vida de todos, no espaço e na Terra. Eles também colocarão o Canadá na vanguarda da inovação espacial e, ao mesmo tempo, criarão os bons empregos do futuro.

Atualmente, apenas três países conseguiram enviar rovers com sucesso para a superfície da lua: Estados Unidos, União Soviética e China. Vários outras nações estão tentando conquistar esse feito, incluindo Índia e Israel, que fizeram tentativas que não foram bem-sucedidas em 2019.

Mais notícias