Astrônomos podem ter encontrado um buraco negro “solitário” vagando pelo espaço

Se for confirmado, evento será o primeiro de sua categoria

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Astrônomos podem ter encontrado um buraco negro “solitário” vagando pelo espaço

De acordo com o Space, astrônomos podem ter encontrado, pela primeira vez, um buraco negro “solitário” vagando pelo espaço.

Segundo estudos anteriores, os buracos negros são formados a partir do núcleo de grandes estrelas, quando elas morrem em explosões conhecidas como supernovas.

O site afirma que podem existir milhões de buracos negros na Via Láctea, mas que todos costumam ser acompanhados por uma estrela de nêutrons. Se confirmado, esse será o primeiro caso de um buraco negro “órfão” já descoberto.

Os cientistas encontraram o fenômeno com o auxílio do telescópio Hubble, e afirmam que ele está localizado a cerca de 5.150 anos-luz da Terra, na direção do centro da Via Láctea.

Kailash Sahu, astrofísico do Space Telescope Science Institute e responsável pelo estudo, afirmou ao Space que:

“Agora sabemos que buracos negros isolados existem, e que eles possuem massas similares a buracos negros encontrados em sistemas binários. Deve haver vários deles por aí.”

A pesquisa estima que tal buraco negro tem 7,1 vezes a massa do Sol e está se deslocando a uma velocidade de 162.000 km/h, provavelmente impulsionado pela explosão de supernova que causou sua formação.

Com a descoberta, é esperado que os astrônomos tenham mais informações e dados sobre diferentes tipos de buracos negros.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1