Brasil poderá ver eclipse solar anular em outubro

Regiões Norte e Nordeste terão a melhor visão do fenômeno marcado para 14 de outubro

Saori Almeida Publicado por Saori Almeida
Brasil poderá ver eclipse solar anular em outubro NASA/Divulgação

Outubro será um mês especial para os amantes de astronomia brasileiros, pois um eclipse solar anular poderá ser visto em todo o país nesse mês.

O fenômeno acontecerá no dia 14 de outubro. Apesar de ser visível em todo o Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão a melhor percepção da cobertura do Sol. Nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o eclipse será visível como anular. Cidades que merecem destaque incluem Natal (RN), João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

O Sul, Sudeste e o Centro-Oeste, por suas vezes, conseguirão observar apenas o início do eclipse, a partir das 15h (horário de Brasília) do dia 14. O máximo do eclipse acontecerá às 16h51, e o evento terminará às 17h50 — totalizando 2 horas e 7 minutos.

Confira o gráfico com a previsão de visualização abaixo:

(NASA/Divulgação)

Em um eclipse solar anular, a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, de maneira que bloqueia a entrada de luz solar e cria uma sombra sobre o planeta. No entanto, por consequência do alinhamento imperfeito, a grande estrela ainda pode ser vista como um anel de luz/fogo por trás da sombra do satélite natural da Terra.

É importante mencionar que tal fenômeno não deve ser observado a olho nu. É preciso possuir um filtro especial ou olhar apenas para o reflexo do Sol — películas de raio-x, óculos escuros ou outros materiais caseiros não servem para observação.

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil.  No dia 14, no entanto, o Observatório Nacional vai transmitir o evento pelo seu canal oficial no Youtube, contando com vários astrônomos amadores e profissionais espalhados pelo país.

Fique de olho por aqui para saber quando outros eventos astronômicos acontecem no Brasil. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: G1

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1