Bob Dylan vence o Prêmio Nobel de Literatura

Vitória do músico surpreendeu especialistas

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Bob Dylan vence o Prêmio Nobel de Literatura

Robert Allen Zimmerman, ou simplesmente Bob Dylan, foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2016. A Fundação Nobel disse que o músico foi contemplado por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana.

Dylan foi o primeiro norte-americano a ganhar o prêmio desde 1993, quando Toni Morrisson recebeu o prêmio. O cantor é o único artista no mundo a possuir um Nobel, Oscar, Grammy e Globo de Ouro.

A carreira de Dylan começou em 1959. Influenciado por Woody Guthrie e Jack Kerouac, ele se adentrou nas composições folk e declarou em 1985 “que elas refletiam sobre a vida de maneira realista”. O músico foi um dos maiores ícones da contracultura da década de 60, tendo composto hits como “Blowin’ in the Wind”; “Like a Rolling Stone”; “Make You Feel My Love” e “If You See Her, Say Hello”.

Ouça 15 canções de Dylan abaixo:

Casas de aposta do Reino Unido apontavam Haruki Murakami como o favorito para receber o Nobel esse ano.

A vitória de Dylan surpreendeu especialistas e parte deles criticou a escolha, dizendo que a linha de trabalho do músico era muito distante do que a normalmente contemplada pela Fundação Nobel. Críticos ao redor do mundo apontaram que a premiação “dissolve as fronteiras entre cultura pop e cultura erudita” e que isso, a longo prazo, seria prejudicial para a literatura como um todo.

Além da honra, Bob Dylan vai receber SEK$8 milhões (R$3.617.000,00 na cotação atual).