Batman no Brasil? Relembre as vezes que o herói esteve no país

Comemore o Dia do Batman lembrando as vezes em que o herói visitou o país

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Batman no Brasil? Relembre as vezes que o herói esteve no país

A DC Comics comemora anualmente o Dia do Batman. Celebrado mundialmente, o Batman Day é a data em que artistas e fãs se unem para celebrar o legado de um dos maiores heróis de todos os tempos.

Para a edição 2021, a editora preparou o lançamento de Batman: O Mundo, uma HQ especial que mostra o herói em aventuras ao redor do globo. A publicação foi recebida com festa no Brasil por incluir uma nova história do Cavaleiro das Trevas no país.

Acontece que Bruce Wayne já esteve por aqui outras vezes, seja em busca de vilões, para fazer resgates ou até por acidente. Então reunimos abaixo uma lista com as vezes que o Batman visitou o Brasil:

O Idiota (1991)

A mais famosa aventura do Homem-Morcego no país é o arco O Idiota, que foi publicada na década de 1990 na famosa HQ Batman no Brasil. Escrita por Peter Milligan com arte de Norm Breyfogle, a história mostra o herói chegando ao Rio de Janeiro para prender a assassina Dama de Copas. No caminho, ele descobre que uma nova droga está circulando pelas ruas da cidade, deixando jovens à mercê de um assassino sobrenatural chamado O Idiota.

A aventura em quatro partes incorpora vários dos clichês ligados ao Brasil nas histórias produzidas nos Estados Unidos. Ainda assim, o quadrinho tem uma visão positiva do país, chegando a elogiar a música, o odor e até a comparar o Rio de Janeiro com o lar do Morcegão: “A cidade nunca dorme. Como Gotham, mas ainda mais quente”. Uma curiosidade é que essa história estabelece o português de Bruce Wayne como “falho, porém adequado”.

The Batman and Robin Adventures (1997)

A famosa série animada do Batman rendeu vários derivados nos quadrinhos, e um deles trouxe o herói ao Brasil. A rápida visita aconteceu na edição 24 de The Batman and Robin Adventures. Na HQ, a Hera Venenosa está roubando uma planta quando recebe o pedido de ajuda de um garoto com poderes de envenenamento.

A vilã tenta ajudar o rapaz, mas ele acaba intoxicando a si próprio. Com isso, eles acabam presos pela polícia de Gotham, cujos agentes tinham a intenção de deixar o garoto para morrer. Assim, a Hera arma uma fuga que termina na Floresta Amazônica. O jovem se salva e reencontra a família, mas ela é presa pelo Batman por causa do roubo da planta no início da história.

Ano Zero – Novos 52 (2013)

Nos anos 2011, a DC reiniciou todo o seu universo dos quadrinhos em uma fase conhecida por Novos 52. Nela, o Batman ganhou uma nova origem chamada Ano Zero, cujo primeiro capítulo mostra o herói dirigindo de uma forma tão impressionante que leva criminosos a se perguntarem: onde diabos ele aprendeu a dirigir desse jeito? A resposta é Rio de Janeiro.

Uma história da revista Batman #21 desenhada pelo brasileiro Rafael Albuquerque conta que aos 19 anos, Bruce Wayne fez um “intensivão” com o chefão do crime Don Miguel para aprender a dirigir defensivamente em alta velocidade. Ele aprende na prática, recebendo dicas do criminoso durante uma fuga da polícia. A perseguição chega ao fim quando Miguel tenta atingir os policiais com uma bazuca, o que leva Wayne a invadir o Teatro Municipal e nocautear o bandido, que acaba preso.

Injustiça 2 (2017)

O Batman do mundo dos games também visitou o Brasil. Na HQ derivada do jogo Injustice 2, o Homem-Morcego lidera uma missão para resgatar reféns de Ra’s Al Ghul. Entre as vítimas estão filhos de heróis como Canário Negro, Arqueiro Verde, Raio Negro, e também o mordomo Alfred, recém-ressuscitado no Poço de Lázaro. O vilão mantinha suas vítimas no santuário que construiu no coração da floresta amazônica.

A missão é simultaneamente um sucesso e um grande fracasso. Batman e os demais heróis realmente conseguem resgatar as crianças e Alfred, mas acabam destruindo o santuário que Al Ghul construiu com várias espécies ameaçadas de extinção. Isso enquanto um outro plano do vilão foi colocado em prática e terminou com a morte de dezenas de pessoas nos EUA, incluindo o próprio presidente.

Batman: O Mundo (2021)

Capa e cena da HQ Batman: O Mundo (Reprodução/Fabi Marques/Twitter)

A mais recente visita do Cavaleiro das Trevas ao país aconteceu em Batman: O Mundo. Na publicação, a editora reuniu equipes criativas de 14 países para contar histórias do Homem-Morcego ambientadas ao redor do mundo. A trama começa em Gotham, quando Bruce Wayne percebe que pode ser necessário em outros lugares do mundo e parte em uma jornada que passa pelo Brasil.

Criada pelo roteirista Carlos Estefan e o artista Pedro Mauro, da trilogia Gatilho, em parceria com a colorista Fabi Marques, essa foi a primeira visita do Batman ao Brasil escrita por um brasileiro. Na trama, ele vem ao país para investigar por que a construção de uma filial das Indústrias Wayne nunca fica pronta, apesar de todo o investimento da empresa. Assim, ele se depara com vários dos problemas sociais do Brasil, que vão desde corrupção a violência e intolerância. Tudo isso com uma arte belíssima que destaca grandes pontos turísticos brasileiros.

Bônus – Batman: Os Bravos e Destemidos

E não foi só nos quadrinhos que o Batman veio ao Brasil. O herói veio à Amazônia no sétimo episódio da terceira temporada de Batman: Os Bravos e Destemidos. Ele chega ao país em busca de Elektron, herói que se aposentou e foi visto pela última vez na floresta. Acontece que o próprio Batman também desaparece, o que leva Aquaman e Ryan Choi, o também aposentado substituto de Elektron, atrás da dupla.

Com foco no público infantil, o episódio é bastante simples e muito divertido. Além de começar com uma bizarra sitcom focada do Aquaman, o episódio é uma aventura inofensiva que presta homenagem aos quadrinhos da Era de Ouro, mais ingênuos e focados em aventura. A série animada está disponível no HBO Max com o nome em inglês de Batman: The Brave and the Bold.

Caso você compre algum produto pelos links, o Jovem Nerd pode receber comissões.

Mais notícias