Bafta responde às acusações de falta de diversidade nos indicados

Apenas atores brancos foram indicados nas categoria de atuação

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Bafta responde às acusações de falta de diversidade nos indicados

A Academia Britânica de Cinema e Televisão divulgou os seus indicados ao Bafta 2020 nesta terça-feira (7). O “Oscar Britânico”, porém, recebeu diversas críticas pela falta de diversidade entre os concorrentes.

A polêmica acabou se espalhando nas redes sociais e até mesmo uma hashtag ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter: #Baftassowhite, algo como “Bafta muito branco”, em tradução livre.

Os usuários pontuaram que apenas atores brancos foram indicados nas categorias de atuação e, ao todo, menos de cinco pessoas negras e pouquíssimos asiáticos foram lembrados pela Academia, mesmo em um ano com Parasita e The Farewell concorrendo. A atriz Margot Robbie, por exemplo, recebeu duas indicações na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por Era Uma Vez Em… Hollywood e O Escândalo.

A Academia Britânica de Cinema e Televisão, então, se pronunciou por meio de um comunicado da diretora de premiação do Bafta, Emma Baehr, para a Variety.

“Nós gostaríamos de ver mais diversidade nas indicações, mas esta continua sendo uma questão da indústria como um todo, e nós continuaremos trabalhando em nossas iniciativas. […] Gostaríamos de ver indicações mais diversas e trabalharemos para impulsionar mais o setor. Mas isso não deve desmerecer aqueles que foram indicados este ano.”

Marc Samuelson, presidente do comitê de cinema do Bafta,  disse achar “irritante a falta de diversidade nos indicados por atuações”. Para ele, é frustrante que “o setor não esteja se movendo tão rápido quanto certamente toda a equipe do Bafta gostaria.”

Coringa chama a atenção nos indicados ao Bafta 2020 com o maior número de indicações no “Oscar Britânico”: foram 11 no total, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Todd Phillips, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator para Joaquin Phoenix – que já venceu a mesma categoria no Globo de Ouro deste ano.

A cerimônia de premiação acontece no dia 2 de fevereiro de 2020. Veja a lista de indicados.