Astrônomos observam explosão de uma estrela supergigante vermelha pela primeira vez
Observações foram conduzidas ao longo de 130 dias
Um grupo de astrônomos observou o processo de explosão de uma estrela supergigante vermelha pela primeira vez e documentou o processo ao longo de 130 dias.
A estrela, que estava localizada a mais de 120 milhões de anos-luz de distância da Terra, na galáxia NGC 5731, foi o alvo das observações da equipe através dos equipamentos do Observatório W.M. Keck, no Havaí.
Conforme relatado em documento publicado no The Astrophysical Journal em 6 de janeiro de 2022, a estrela formou uma supernova de tipo II com sua explosão, apresentando linhas de emissão ou absorção de hidrogênio durante o processo. Este corpo celeste em particular era 10 vezes mais massivo do que o nosso Sol.
Embora não haja filmagens diretas do evento astronômico, os cientistas desenvolveram a animação abaixo, que mostra a estrela passando pelos estágios de pré-erupção, o momento em que ela colapsa e causa a supernova e os acontecimentos posteriores.
Antes da observação feita pela equipe, acreditava-se que as estrelas supergigantes não apresentavam muita atividade antes de explodirem, mas esta estrela emitiu uma enorme quantidade de energia e calor, abrindo novas possibilidades para os estudos.
Com informações do Mashable e Galileu.