Astrônomos criam “Google Maps” do Universo

Um mapa interativo do céu

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Astrônomos criam “Google Maps” do Universo

Um grupo de astrônomos usou ondas de rádio para mapear cerca de um milhão de galáxias inexploradas em cerca de duas semanas.

O telescópio australiano SKA Pathfinder (ASKAP) fez uma rápida inspeção dos céus e conseguiu produzir imagens com maior riqueza de detalhes. Em apenas dez dias, o telescópio foi capaz de mapear cerca de 3 milhões de galáxias no total, incluindo um milhão que nunca haviam sido avistadas antes.

Para isso, o ASKAP gera “mais dados brutos em uma velocidade mais rápida do que todo o tráfego da internet da Austrália”, afirma Dr. Larry Marshall, chefe executivo do CSIRO, órgão do governo australiano responsável por pesquisa científica.

Marshall aponta a tecnologia como a base para estudos futuros: “O ASKAP e os supercomputadores que dão suporte a ele estão entregando análises sem precedentes e usando as ferramentas que vão sustentar nosso futuro baseado em dados para tornar a vida de todos melhor.”

Você pode ver as imagens capturadas pelo telescópio clicando aqui. Elas correspondem a 83% de todo o céu.

A velocidade e quantidade de informações coletadas permitem que os astrônomos analisem grandes pedaços do universo, como em um censo populacional.

As informações são do Phys.org (1) (2).