Assista ao pôr-do-sol em outros planetas nesse vídeo da NASA

Simulação mostra como seria o anoitecer em Urano, Marte e Vênus

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Assista ao pôr-do-sol em outros planetas nesse vídeo da NASA

Um cientista da NASA emulou o pôr-do-sol em diferentes planetas e publicou o resultado em um vídeo, com o anoitecer da Terra junto para efeitos de comparação. Confira acima!

O vídeo mostra o céu da Terra, Vênus, Marte, Urano e de Titã, uma das luas de Saturno, do ponto de vista de uma pessoa que estivesse no planeta (e na lua), olhando para cima. É possível ver as diferentes cores de cada um, e a que mais chama a atenção é a simulação do céu de Urano, que mostra tons intensos de azul e turquesa antes de escurecer.

A atmosfera do planeta é rica em hidrogênio, hélio e metano, que absorvem a parte vermelha da luz solar. As ondas azuis e verdes se espalham em um fenômeno parecido com o que faz o céu da Terra parecer azul em dias limpos.

A simulação, feita por Geronimo Villanueva, foi implementada na ferramenta online Planetary Spectrum Generator, desenvolvida para ajudar os cientistas a replicarem o comportamento da luz em diferentes atmosferas.

O estudo faz parte da construção de um modelo de computador para uma possível missão para Urano, e a ferramenta pode ajudar os estudiosos a identificarem a composição química da atmosfera do planeta.

A NASA também liberou uma página especial em seu site que mostra imagens capturadas pelo Hubble no dia do seu aniversário — saiba mais.