Assassin’s Creed | Diferenças e semelhanças do trailer com os jogos

Analisamos tudo do trailer do filme

Guilherme Jacobs Publicado por Guilherme Jacobs
Assassin's Creed | Diferenças e semelhanças do trailer com os jogos

Você já assistiu o trailer do filme de Assassin’s Creed? Não? Vai lá que a gente espera.

Pronto? Vamos lá. Esse é um dos projetos mais antigos em termos de adaptação de videogames para o cinema e um dos que andou com mais tranquilidade. Ele não foi adiado um milhão de vezes como Warcraft, nem perdeu a direção criativa como Uncharted, que provavelmente nunca vai sair do limbo. Assassin’s Creed é um de três filmes que a Ubisoft pretende fazer levando suas franquias para a telona. Os próximos são: Splinter Cell (com Doug Liman dirigindo e Tom Hardy como Sam Fisher) e Watch Dogs. Agora que o trailer está entre nós, podemos conversar com mais profundidade sobre o trabalho do diretor, Justin Kurzel, em recriar o mundo dos assassinos.

Assassin's Creed Movie 1

Nosso protagonista se chama Callum Lynch e será interpretado por Michael Fassbender. Ele é sequestrado pela Abstergo Industries – também conhecida como a face moderna dos Templários – para que eles acessem a vida de um dos seus antepassados, o espanhol Aguilar. Nos jogos, Desmond, o personagem principal, era sequestrado porque ele era um descendente de assassinos. Através do Animus, um aparelho que examina o código genético, é possível recriar a vida de pessoas que já morreram. Os vilões queriam usar a tecnologia para encontrar os Pedaços de Eden, artefatos com grande poder. Não fica claro se esse também é o propósito no filme, mas a personagem de Marion Cotillard diz que eles precisam do passado de Lynch, então é possível.

Também vemos Fassbender andando por uma espécie de área recreacional, onde outras pessoas, com a mesma roupa, se encontram. Nos jogos, Desmond era a 17ª pessoa a entrar no Animus – ele era conhecido como Subject 17 – e nós nunca encontramos os outros, a não ser o Subject 16. Parece que o filme vai tomar uma rota diferente, colocando Lynch para interagir diretamente com outras cobaias da Abstergo.

Assassin's Creed Movie 2

E essa é a versão do filme do Animus. Não se trata de uma cadeira como nos jogos, mas de um braço mecânico que insere alguma coisa no corpo do usuário. É a principal diferença visual do filme com o material original, mas eu acho que existe uma razão. Como vemos mais pra frente no trailer, Lynch está se movendo enquanto usa o Animus. Meu chute é que o diretor Justin Kurzel vai mostrar o personagem no tempo presente se movimentando da mesma forma que o antepassado. Então quando vermos Aguilar lutando e pulando, veremos Lynch pulando e lutando. É importante lembrar que o filme se passa no mesmo universo dos jogos, então essa é uma nova tecnologia que ainda não tínhamos visto.

Assassin's Creed Movie 3

E aqui estamos nós na Inquisição Espanhola. Ela foi uma ação dos “reis católicos,” título dado pelo Papa para Fernando II de Aragão e Isabel de Castela, casal que governava a Espanha. Seu objetivo era manter a ortodoxia católica no reino e foi resultado da reconquista do país das mãos dos árabes muçulmanos. Ela foi considerada pelos seus autores como uma “limpeza de sangue” da nação.

Não precisamos nem falar das conexões dos Templários com a Igreja Católica e o próprio Papa. A Inquisição Espanhola começou em 1478, que é mais ou menos no mesmo período em que Assassin’s Creed II acontece, então é possível que os acontecimentos do filme estejam conectados de alguma maneira ao jogo.

Assassin's Creed Movie 4

Parando para observar esse momento, parece que a ação não vai se limitar ao período histórico. Esses guardas da Abstergo estão claramente indo reestabelecer a segurança na base da empresa. Talvez uma rebelião? Um ataque de assassinos modernos?

Assassin's Creed Movie 5

Aqui nós vemos a assassina Maria (Ariane Labed) usando a Hidden Blade dupla. É uma cena interessante porque essa arma só surgiu nos jogos depois Leonardo Da Vinci a criou para Ezio*, lá no começo de Assassin’s Creed II, em 1476. A Inquisição Espanhola começa em 1478, então podemos interpretar que a influência de Ezio já chegou na Espanha, afinal de contas ele foi responsável por reestabelecer a ordem dos assassinos e espalhar eles pela Europa. É improvável que o protagonista dos jogos apareça, mas é tudo na mesma cronologia, então talvez os acontecimentos do Renascimento sejam mencionados de alguma forma?

*Como foi apontado nos comentários, o momento que Da Vinci faz as lâminas pra Ezio é a primeira vez que elas aparecem nos jogos, mas não cronologicamente, já que há uma cena em Assassin’s Creed Revelations onde alguns assassinos aparecem usando elas. Obrigado pela dica!

Assassin's Creed Movie 6

Essa cena volta ao presente e mostra Fassbender, junto com outras pessoas que supostamente servem como cobaias do Animus, partindo pro pau contra os guardas da Abstergo. Nos jogos, Desmond ganha algumas das habilidades de Ezio e Altair, então é possível que o mesmo aconteça com Lynch, e ele use isso para liderar outras pessoas numa rebelião contra os Templários. A pergunta que fica é se isso vai envolver assassinos dos tempos atuais.

Assassin's Creed Movie 7

E, mais uma vez, voltando ao novo Animus, Lynch está executando um pouso aqui. Isso dá forças à teoria de que veremos o personagem reproduzindo os movimentos de Aguillar.

Assassin's Creed Movie 8

E por fim, parece que o filme não vai se preocupar em ser mega realista, já que aqui vemos o Salto de Fé, o pulo impossível que os assassinos fazem quando sincronizamos o mapa nos jogos.

LEIA MAISAssassin’s Creed

Em Assassin’s Creed, uma tecnologia revolucionária permite acessar memórias genéticas. Através disso, Callum Lynch (Michael Fassbender) consegue viver as aventuras do seu ancestral, Aguilar, na Espanha do século 15. Callum descobre que ele é descendente de uma sociedade secreta misteriosa, os Assassinos, e obtém conhecimentos e habilidades incríveis para lutar contra a opressora e poderosa organização dos Templários nos dias atuais.

Assassin’s Creed tem estreia prevista para 21 de dezembro de 2016 nos Estados Unidos e 5 de janeiro de 2017 no Brasil.