Artistas e influenciadores se unem para denunciar canal acusado de racismo

Até Mark Hamill ajudou a denunciar o caso

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
Artistas e influenciadores se unem para denunciar canal acusado de racismo

Nesta semana, o canal anteriormente conhecido como “Xbox Mil Grau” foi obrigado pela própria Microsoft a parar de usar a marca Xbox, depois de ser acusado de racismo, homofobia, transfobia e misoginia (veja mais aqui).

Pouco tempo depois, a denúncia dos usuários a alguns dos vídeos fez com que o canal fosse banido da Twitch. Agora, a comunidade está se unindo para que o canal seja banido também do YouTube.

O movimento foi encabeçado por Ricardo Regis, do canal Nautilus, que fez também um guia sobre como denunciar os vídeos mesmo depois de eles terem sido marcados como privados:

Alguns artistas e influenciadores se uniram à comunidade para denunciar os vídeos e pressionar o YouTube.

Um deles foi Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker da saga Star Wars:

Diego: “Você poderia por favor nos ajudar com isso?”
Mark Hamill: “Denunciei”

Matheus: “Ei, Mark Hamill! Aqui no Brasil nós estamos tentando derrubar um canal do YouTube racista e homofóbico. Você pode por favor twittar #YoutubeApoiaRacista?”

Mark Hamill: “#YoutubeApoiaRacista”

Cory Barlog, diretor de God of War, também se uniu às denúncias:

Diego: “Você poderia por favor nos ajudar com isso?”
Cory Barlog: “Sim, denunciado”

O jornalista e escritor Jason Shreier também chamou atenção para o caso, assim como Rafa Grassetti, diretor de arte do Sony Santa Monica.

Jason Shreier: “Muitos gamers brasileiros tem falado sobre este canal de YouTube de fãs do Xbox com um histórico de comentários racistas e sexistas. Xbox Brasil condenou o canal via Twitter na terça, mas o Xbox tem trabalhado com eles por anos, apesar de reclamações e clipes como esse.”

Rafa Grassetti: “Xbox postou uma nota sobre eles esta semana, mas eles têm feito isso há anos. A indústria brasileira é muito melhor que isso, é hora de dar um basta.”

Daniel Ahmad, analista da Niko Partners, foi uma das vozes que se uniram às denúncias:

Daniel Ahmad: “Por favor, reportem essa conta de YouTube. Eles já foram banidos do Twitch e perderam a parceria com a marca Xbox.”

O Jovem Nerd e o Azaghal se pronunciaram sobre o caso:

A equipe do YouTube respondeu, prometendo investigar a questão:

 

Max Scoville: “Hey, Ryan, você conhece alguém no YouTube Brasil que possa dar uma olhada nisso?”

Ryan Wyatt: “Sim. Nós vamos analisar isso”

“Obrigado por chamar a nossa atenção para essa questão, nós estamos encaminhando a denúncia neste momento. Além disso, por favor denuncie este vídeo (e quaisquer outros vídeos) que possam violar nossas regras de conduta para que nós possamos analisar. Agradeço!”

Até o momento, não há nenhuma informação de que a conta foi banida. Ao que tudo indica, ela só foi novamente renomeada, mas ainda é possível denunciar.