Aranhas mortas viram “necrorobôs” capazes de levantar 100 vezes o próprio peso – entenda

Não precisa entrar em pânico, porque o projeto é mais fascinante do que assustador

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
Aranhas mortas viram “necrorobôs” capazes de levantar 100 vezes o próprio peso - entenda

Cientistas e engenheiros da Rice University, no Texas, desenvolveram um novo e inusitado uso para carcaças de aranhas mortas. Um que também, convenhamos, não vai aterrorizar quem tem medo até dos menores aracnídeos.

Segundo o CNET e CBS News, as aranhas são “reanimadas” para serem usadas como mecanismo de pinça ou garra, e podem levantar até 100 vezes o próprio peso, com uma precisão impressionante.

Os cientistas controlam os bichos através da injeção de ar nas articulações das patas, por meio de uma agulha. Os aracníedos até foram apelidados de “necrorobôs” pelo time.

Se você ainda duvida, a universidade lançou até um vídeo mostrando como a coisa toda funciona:

Mas aí você pode se perguntar: “Por que raios usar uma aranha morta no lugar de pinças mecânicas?” Uma das autoras do artigo que revelou a invenção, publicado no Advanced Science, Faye Yap explica:

“Acontece que uma aranha, depois de morta, possui a envergadura perfeita para ser uma garra formada naturalmente e de pequeno porte.”

A solução também pode ser ecologicamente mais sustentável, já que não gastaria com a produção de peças de aço e metal que garras comuns requerem.

Como você viu no vídeo, as aranhas conseguem manusear e levantar pequenos objetos, além de auxiliarem em tarefas com maior precisão. Seria esse o primeiro passo para perdermos de vez o medo dos bichinhos?

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1