Aprenda a limpar os colecionáveis

O NerdBunker explica os procedimentos e os itens necessários para preservar as suas action figures

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
Aprenda a limpar os colecionáveis

Comprou uma action figure na Black Friday, mas está em dúvida sobre o que fazer para limpar ou conservar? Ou já está com algum Funko cheio de poeira na estante e quer resolver esse problema? Pois bem, o NerdBunker te ajuda com esses questionamento. Aprenda a limpar os colecionáveis e conservá-los da melhor forma aqui!

Importante indicar que os cuidados com água são para action figures com polystone, plástico, vinil e outros materiais mais duros e que não tenham tecido. Para conseguir o melhor resultado possível, pode ser necessário comprar alguns produtos. Pensando nisso, o texto abaixo também conta com algumas indicações para você potencializar o seu esforço. Confira!

Fatores que causam desgaste a colecionáveis

Stormtropper na poeira é um dos itens de como limpar os colecionáveis no NerdBunker

Para começar, pela sujeira por vezes não ser tão aparente, você pode acabar se descuidando da manutenção dos seus colecionáveis ou demorando tempo demais para limpar. Mas, afinal, o que pode desgastar a sua action figure?

Antes de tudo, por mais que pareça inofensivo, o simples ato de tocar na figure pode desgastar a aparência. Afinal, as nossas mãos contém uma oleosidade natural que pode danificar os objetos. Portanto, lave bem as mãos e, de preferência, utilize luvas porque todo cuidado é pouco.

Outra inimiga comum dos colecionáveis é a poeira — talvez a maior de todas. Onipresente, constante e silenciosa, pode formar uma camada de sujeira mais difícil de ser limpa na sua action figure e nem se nota tanto. É aquilo: é aquela visita que fica ali no cantinho, não incomoda a curto prazo e, quando você nota, ela simplesmente está morando na sua casa!

A luz solar também pode dar uma grande dor de cabeça para os colecionadores. Para você que está afim de colocar a sua coleção naquela estante bonita na sala, do lado da janela, para ostentar para os vizinhos, é melhor repensar. Veja bem: action figures e sol não formam uma boa combinação.  A exposição de colecionáveis à luminosidade faz com que os objetos percam a sua aparência original, desbotando cores, e, em casos mais extremos, até deformando-os. Não seja um vilão de Toy Story!

Por fim, a umidade é mais um poderoso motivo de desgaste para o seu colecionável. Dê preferência a ambientes arejados e evite cômodos próximos à incidência de água.

E como limpar os colecionáveis?

Minion na piscina é um dos itens de como limpar os colecionáveis no NerdBunker

Antes de começar o seu processo de conservação das action figures, já prepare o seu inventário. Uma escova de dentes com cerdas macias ou um espanador de pó, detergente neutro e papel toalha vão cumprir o trabalho. Feito isto, vamos lá!

Primeiro de tudo, utilize água morna e deixe os objetos em molho por 5 minutos — não deixe o líquido esquentar demais. Aplique uma gota de detergente na escova e limpe com cuidado, fazendo movimentos suaves e de cima para baixo.

Após a limpeza, deixe o colecionável descansando com sabão em cima do papel toalha por 1 minuto para sair o excesso de sujeira e enxágue em água corrente numa pia. Depois disso, use um outro papel para secar o item com cuidado — não pressione demais o objeto. Por fim, e para evitar complicações, deixe a action figure em ambiente arejado por cima do papel toalha por 1 hora, para garantir a secagem completa antes de guardar.

Além dessas medidas, é importante ressaltar que há diferença entre a limpeza de action figures articuladas e estatuetas. A primeira categoria exige um maior tempo para escoar no papel toalha após a lavagem, afinal, a água pode entrar no colecionável, fazendo com que ele se desgaste pela umidade. Já a segunda, ainda mais se for feita de um material resistente e duro como vinil, pode receber cuidados mais básicos.

Caso você compre alguns dos produtos pelos nossos links, o Jovem Nerd pode ter comissões. Importante ressaltar que os estoques podem ser alterados após a publicação desta matéria, afinal, dependem do funcionamento da loja.

Mais notícias