Apple bloqueia Project xCloud de dispositivos iOS

Empresa alega que não pode aceitar o serviço por conta das regras da App Store

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Apple bloqueia Project xCloud de dispositivos iOS

Quem comprar os serviços de gaming na nuvem da Microsoft ou da Google não poderá usá-lo em celulares, tablets e outros dispositivos da Apple.

A empresa explica suas motivações através de um comunicado enviado ao Business Insider, afirmando que serviços do tipo violam as regras da App Store, pois não podem ser checados individualmente. “Antes de entrar na loja, todos os aplicativos são analisados pelo mesmo conjunto de regras desenvolvidas para proteger os consumidores e entregar um ambiente justo para os desenvolvedores”, diz um trecho do comunicado.

A fala é encerrada dizendo que os serviços podem ser lançados na App Store “desde que eles sigam o mesmo conjunto de regras aplicáveis a todos os desenvolvedores, inclusive enviando os jogos individualmente para análise”. O serviço similar do Google, Stadia, não está disponível em dispositivos iOS.

A Microsoft está trabalhando no Project xCloud como parte do Xbox Game Pass Ultimate nos países em que o serviço está disponível (veja). Recentemente, a empresa anunciou 22 países onde a dupla será lançada — mas a lista não inclui o Brasil (saiba mais).

O serviço de gaming da nuvem será lançado em 15 de setembro nos países selecionados.