Após sucesso de Persona 5, diretor deixa franquia

Katsura Hashino escreve mensagem para fãs ocidentais de Persona 5

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Após sucesso de Persona 5, diretor deixa franquia

Katsura Hashino – produtor e diretor do Persona 3, Persona 4 e Persona 5 – anunciou em mensagem que não participará do próximo jogo da franquia.

Hashino escreveu uma mensagem agradecendo aos fãs pela recepção do Persona 5 no ocidente, dizendo que gostaria de interagir com os fãs ocidentais mas que a distância não permite que isso seja possível.

Ele também fala sobre as diferenças entre histórias de super heróis e vilões para orientais e ocidentais, dizendo que no Japão as ameaças geralmente vêm de fora.

Acredito que as histórias de super-heróis japoneses tradicionais tendem a lidar com invasores de fora de sua sociedade, enquanto os equivalentes ocidentais lutam contra vilões e desajustados de dentro dela. Há uma noção da sociedade sendo responsável pela criação desse mal, e tal pano de fundo permite que a imaginação da audiência corra solta, pensando “poderia ter sido eu.” Por exemplo, o Coringa do Batman não levanta alguns pontos válidos com os quais você sente certa ressonância?

A saída de Hashino da franquia Persona já era esperada. Em dezembro do ano passado, ele deixou o time responsável pela série, entrando no novo estúdio da Atlus – Studio Zero – para tocar seu novo projeto chamado PROJECT Re FANTASY.

“Ano passado, com a marca do 20º aniversário da série Persona, eu passei o desenvolvimento da série para meus sucessores e anunciei o início de um novo projeto de RPG que se ambienta em um mundo de fantasia. Seja um jogo nos dias de hoje, como as séries Persona e Shin Megami Tensei, ou um game ambientado em um novo mundo de fantasia, almejo criar títulos que ofereçam uma experiência valorosa de autorreflexão através de uma jornada, enquanto se interpreta personagens com os quais os jogadores possam se reconhecer”.

O designer de personagens Shigenori Soejima fez uma ilustração para celebrar o sucesso no ocidente.

34330273355_380b4a20dc_k