Após denúncias sobre pedófilos, YouTube desativa comentários em vídeos com crianças

A plataforma também disse ter lançado um novo algoritmo para classificar comentários

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
Após denúncias sobre pedófilos, YouTube desativa comentários em vídeos com crianças

O YouTube está enfrentando severas críticas e perda de parcerias desde uma denúncia que uma rede de predadores sexuais infantis estavam usando os comentários da plataforma para encontrar trechos de vídeos com crianças que tivesse qualquer tipo de apelo para eles. Segundo o youtuber Matt Watson, que apontou o problema, o algoritmo da plataforma facilitava para que os pedófilos encontrassem uns aos outros dessa maneira.

Além dos comentários sugestivos, esses usuários mal intencionados passavam também a publicar links para vídeos de pornografia infantil. Após a denúncia, grandes anunciantes como a Disney, a Epic Games (Fortnite), o McDonald’s e a Nestlé removeram anúncios do site.

Em resposta, na última quinta-feira (28), o YouTube anunciou que desabilitou comentários em “dezenas de milhões de vídeos” e ao longo dos próximos meses vai suspender comentários em vídeos que mostrem crianças ou “adolescentes menores de idade que possam estar em risco de atrair comportamento predatório.”

Segundo a plataforma, apenas um pequeno número de criadores vai poder manter os comentários habilitados nesse tipo de vídeos. Entretanto, esses canais vão ter que moderar ativamente os comentários e demonstrar que tem um risco baixo de comportamento predatório. No post sobre as mudanças, não está claro o que indicaria esse baixo risco.

O YouTube também disse ter lançado um novo algoritmo para classificar comentários que, supostamente, vai identificar e filtrar o dobro de mensagens que o anterior.